Atualidades: XVIII Congresso Eucarístico Nacional – Pão em Todas as Mesas
O XVIII CEN começou a ser preparado ainda em 2019. Mas, com a pandemia e as medidas sanitárias de restrição, sua realização teve que ser adiada por dois anos.
Para o IDHeC, que participou do CEN com um Stand na Feira Católica e no espaço destinado ao Santos e candidatos a Santo, o ano de 2022 foi marcado por muito trabalho em torno da preparação para essa participação.
A parceria com a Cepe – Companhia Editora de Pernambuco – garantiu a produção de peças para distribuição no Stand, além da edição do Volume V das Obras Completas, prefaciado pelo monge Marcelo Barros e que tem como tema central a Ação Justiça e Paz. Além da edição 2023 do Calendário Dom Helder Camara, foi produzido um Mini álbum de fotografias, em formato de postal, com fotos e frases destacáveis de Dom Helder.
Participar do XVIII CEN foi uma experiência diferente, trabalhosa, mas, ao mesmo tempo, gratificante.
Apesar de pequena, a equipe do IDHeC, coordenada por Irmã Vanda, se dividiu e, com a colaboração de alguns jovens da Casa de Frei Francisco, os cinco dias do CEN foram levados com muita dedicação e competência.
O Espaço dedicado aos Servos de Deus foi organizado com muito carinho, assim como o estande da feira católica.
Quem esteve no Congresso ou no Memorial, com certeza, levou ótimas lembranças de nosso querido Dom. No estande o belíssimo Folder institucional do IDHeC, encantava todos que o recebeu. Foram distribuídos ainda marcadores de livro e um pequeno folder com a oração para a beatificação do Dom.
Dentre os produtos à venda estavam a edição 2023 do calendário Dom Helder Camara, cujo tema é “A Paz é Fruto da Justiça”, pode ser adquirido na sede do IDHeC, presencialmente ou Online (https://domheldercamara.org.br/2022/11/17/calendario-2023-a-paz-e-fruto-da-justica/)
E ainda teve o lançamento, no dia 13 de novembro, do V Volume das Obras Completas, Ação, Justiça e Paz. com três tomos. O lançamento aconteceu no estande da Cepe e contou a participação de Marcelo Barros, organizador e autor do prefácio e rodapés dos três tomos, Filipe Xavier, historiador do Centro de Documentação Dom Helder Camara e do Prof. Manoel Moraes, diretor cultural do IDHeC.
Ainda entre as novidades vendidas no estande do IDHeC, estava a camisa estampada com a arte que o Ateliê 15 presenteou o IDHeC, para usar no Congresso.
Todos os produtos vendidos durante o CEN encontram-se à venda na sede do IDHeC, na rua Henrique Dias, 278, Boa Vista, de segunda à sesta, no horário comercial ou Online, através do e-mail livraria.idhec@gmail.com ou pelo whatsapp (81) 99511-0014.
Reaberto ao público no dia 05 de novembro depois de dois anos e oito meses fechado, o Memorial foi preparado com todo carinho para receber os visitantes.
Entre as inúmeras visitas ao Memorial, às vezes, começando a partir das seis da manhã, o estande na feira católico e a Exposição dos Servos de Deus, funcionários, diretores, membros do Conselho Curador e os jovens voluntários, o trabalho foi grande, mas sempre recompensado pela alegria de espalhar as sementes da sabedoria de Dom Helder para os participantes do Congresso, que vinham de todas as partes do Brasil.
A primeira visita, do legado do Papa, Dom Antônio Marto, cardeal e bispo emérito da Diocese de Leiria – Portugal, foi muito boa, sem pressa e bastante interessante. Ele não perdeu nenhum detalhe e queria fotos de tudo. Contou, com muita alegria e emoção que conheceu Dom Helder em Roma, quando ainda era seminarista, voltando ainda a encontrar-se com o Dom ainda mais outra vez.
Durante os cinco dias do XVII CEN e por todo o resto da semana, o Memorial ficou aberto o dia inteiro, recebendo, de braços abertos, os participantes do Congresso.
São muito importantes as visitas ao túmulo do Dom, na Catedral da Sé, que fica entre os túmulos de dois grandes e queridos amigos, Pe Henrique Dom José Lamartine, onde seus restos mortais descansam em paz.
Mas é muito importante conhecer o Memorial Dom Helder Camara e, ali, encontrar a vida de Dom Helder. Nas dependências do Memorial, estão as impressões deixadas pelo Dom, seja na igreja das Fronteiras, onde celebrou por 31 anos, diariamente; seja no Espaço Dom José Lamartine, o terraço onde sentava para conversar ou para tomar um arzinho; seja na Exposição Permanente onde estão batinas, a cruz de madeira, prêmios, fotos e a sua amada coleção de corsas ou seja na Casa-Museu, onde optou por viver, depois de assinar o Pacto das Catacumbas (https://domheldercamara.org.br/2015/11/27/o-que-foi-o-pacto-das-catacumbas-em-roma-selado-no-dia-16-de-novembro-de-1965/), Em 2019 0 Pacato das Catacumbas foi renovado, ao final do Sínodo da Amazônia, em uma cerimônia onde foi firmado também um compromisso com a Casa Comum (https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-10/um-grupo-de-padres-sinodais-renova-pacto-das-catacumbas.html).
O Memorial Dom Helder Camara está de portas abertas aguardando a sua visita. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 14h às 16h. As visitas em grupo precisam ser agendadas. É só ligar e marcar: (81) 3231-5341.
Antes da Celebração de encerramento do XVIII CEN, uma atividade marcou o legado que o Congresso deixa a se termo e, não poderia ter sido mais significativa: a inauguração, do dia 15 pela manhã, da Casa do Pão. Para um Congresso cujo tema foi Pão em Todas as Mesas, nada mais coerente do que deixar, como legado, um espaço onde as pessoas em situação de rua poderão tomar banho, lavar suas roupas, se alimentar, descansar e receber orientação jurídica. Com certeza o XVIII Congresso Eucarístico Nacional marcou o seu lugar na história.
Fiquem agora com alguns vídeos das fotos tiradas durante o CEN, no Centro de Convenções e no Memorial Dom Helder Camará.