Atualidades – Validação Jurídica do Material enviado ao Vaticano

Atualidades – Validação Jurídica do Material enviado ao Vaticano

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional foi um desses acontecimentos que irão marcar, para sempre, a história da Arquidiocese de Olinda e Recife.

E, no dia de seu encerramento, dois momentos tornaram ainda mais marcante o evento.

Pela manhã foi inaugurada a Casa do Pão, uma ação concreta para realização do lema do Congresso: Pão em Todas as Mesas”.

A Casa do Pão foi criada para ser um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua. Lá encontrarão alimento, repouso, banheiros, local para lavar suas roupas, atendimento jurídico e espiritual. Será, sem sombra de dúvida, uma marco histórico a ser lembrado pelas gerações futuras.

À noite, após a celebração Eucarística no Marzo Zero, os mais de 20 mil presentes à Celebração, seguiram em procissão até o pátio da Basílica do Carmo e lá, Dom Fernando Saburido fez um anúncio que havia acabado de receber e que foi acolhido com palmas e muita alegria: a validação jurídica de todo o material enviado a Roma para o processo de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara, o que pode torná-lo venerável muito em breve.

O comunicado, que colocamos abaixo, foi enviado pelo vice-postulador da causa de canonização de Dom Helder, frei Jociel Gomes.

Texto do anúncio:

Exmo. e Revmo.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Camara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.

Deixe uma resposta