Lançamento da Campanha SOS Casa de Frei Francisco: Entre Sonhos e Esperança
Desde a morte de Dom Helder há 23 anos , a diretoria do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, assumiu a responsabilidade de assegurar condições para funcionamento integralInstituto e, entre a sua responsabilidade a Casa de Frei Francisco, seu braço social, onde o Instituto oferece um programa de educação cidadã, de reforço dos vínculos familiares, iniciação profissional, informática e complementação da alimentação, a 100 adolescentes das comunidades dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra, em situação de grave vulnerabilidade.
A pandemia levou a Casa de Frei Francisco a se readaptar aos novos tempos e o atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias, passou a ser virtual, não tendo havido interrupção no acompanhamento. A equipe se organizou e fez um diferencial nesses tempos tão difíceis que passamos, nos últimos dois anos e 8 meses. Para compensar a ausência da alimentação que as crianças e adolescentes recebiam na CFF, foram feitas campanhas, e, graças a doações de colaboradores, ONGS e instituições, foram fornecidas às famílias cestas básicas e refeições, aliviando assim o sofrimento pelo qual passavam, ao enfrentar, em condições precárias, uma pandemia devastadora como a que vivemos.
Nos últimos seis anos cerca de 300 adolescentes saíram da Casa com contratos de Jovem Aprendiz celebrados com importantes empresas e instituições da RMR, e/ou entraram em instituições de ensino superior, o que significa que superaram as dificuldades e encontraram uma perspectiva para iniciar uma vida nova e digna, como todos merecemos.
Esse sucesso que muito nos anima, tem, porém, um custo, que vai além do esforço, da dedicação e da competência da pequena e maravilhosa equipe de colaboradores(as) do IDHeC, especialmente dos que trabalham na Casa. É o custo financeiro de manutenção das atividades que acontecem todos os dias, e que deve ser saldado todos os meses do ano.
Fruto do empenho e do reconhecimento de conselheiros, diretores e associados, temos conquistado apoios significativos de entidades públicas, de organizações privadas e de admiradores de Dom Helder, especialmente para PROJETOS, que têm início e fim, sendo, entretanto, raro, difícil e pequeno o apoio para PROGRAMAS PERMANENTES, onde as necessidades ocorrem a cada dia, o ano todo e ano após ano. Isso cria um paradoxo que as vezes as pessoas não entendem.
Em 2022 por exemplo tivemos apoio para projetos como a troca do telhado, da instalação elétrica da Casa de Frei Francisco, e da manutenção e pintura do Conjunto Histórico das Fronteiras, mas faltaram recursos para alimentação dos adolescentes, salários dos (as) colaboradores, pagamento de serviços etc.
Parecemos ricos, mas o nosso dia a dia é de mendigo.
Essa falta de recursos atinge em cheio o PROGRAMA “Construindo o Cidadão do Amanhã” desenvolvido pela Casa de Frei Francisco. Hoje, com 100 adolescentes matriculados e com uma lista de espera por vagas de dezenas de jovens, a Casa está passando por seríssima dificuldade financeira, apesar das importantes, mas pontuais contribuições recebidas.
No dia 05 de novembro, além da reabertura das portas do Memorial, sempre animados pelos resultados desse programa na vida dos jovens, mas esmagados pelas dificuldades do dia a dia, apresentamos, oficialmente, a campanha SOS Casa de Frei Francisco – Adote um adolescente, uma proposta, que é também um desafio, muito duro, mas necessário, de condicionar a matrícula de adolescentes em 2023, à existência de PADRINHOS/MADRINHAS para cada um deles.
Em termos práticos e diretos, cada adolescente matriculado precisa ter um padrinho ou madrinha que se comprometa a fazer um depósito mensal, programado de janeiro a dezembro de 2023.
Caso fique pesado para uma pessoa adotar, sozinha, um adolescente, sugerimos que forme pequenos grupos, na família, com os vizinhos, no trabalho. Uma pessoa se responsabiliza de recolher, mensalmente a quantia e de depositar. Por exemplo, para um grupo de seis pessoas, caberia a cada um R$ 50,00, o que poderia ser mais acessível, de acordo com as possibilidades financeiras de cada.
Precisamos desses padrinhos e madrinhas, para dar continuidade a essa obra de promoção de vida e dignidade para os adolescentes dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra. É com eles que será construído o futuro do Brasil. Ressaltamos, no entanto, que todas as doações serão sempre muito mais que bem-vindas, não importa o valor.
INFORMAÇÕES GERAIS
Fone: (81) 3231.5341
Whatsapp : (81) 99511-0014
COMUNICAÇÃO
(81) 98236.3010 – Whatsapp e Telegram
CASA DE FREI FRANCISCO
Telefone: (81)3231.6215
E-mail: casadefreifrancisco@hotmail.com
Contamos com você para continuar a realizar sonhos. Os sonhos de Dom Helder que sonhava com os jovens chegando às estrelas e os sonhos dos jovens em alcançá-las.
CONTA PARA DEPÓSITO:
IDHeC – Instituto Dom Helder Camara,
CNPJ 08.799.272/0001-05,
Banco Itaú 341, Agência 3175,
Conta Corrente – 19.789-0
PIX: 08799272000105