Pra ficar por dentro do que Aconteceu na Semana

Pra ficar por dentro do que Aconteceu na Semana

A semana que findou foi bem movimentada para os que acompanham as atividades do IDheC ou que estejam relacionadas a Dom Helder.

Na semana anterior, um acontecimento importante movimentou a cidade de Olinda. De 18 a 21 de agosto os Franciscanos seculares realizaram assembleias nacional e regional na cidade.

Os franciscanos seculares vieram de todas as partes do Brasil para o 39º Capítulo ou Assembleia Geral Extraordinária Avaliativa e para o 16º Capítulo ou Assembleia Extraordinária Nacional Eletiva. Os eventos foram sediados nas dependências da Pousada Convento da Conceição, na Cidade Alta, próximo à Catedral do Santíssimo Salvador.

Os franciscanos seculares são leigos que ingressam em grupos de vivência cristã, professando sua fé na promessa de seguimento do Evangelho à maneira de São Francisco de Assis e de Santa Clara. Os participantes do Capítulo (chamados de capitulares) tiveram uma agenda intensa em Olinda, como celebrações eucarísticas, avaliações da caminhada, programação cultural e eleição dos novos conselhos nacional e regional.

Nascida em 1221 com a aprovação do documento “Memoriale Propositi” e sob o nome de “Ordem da Penitência”, a partir de 1289 foi denominada Ordem Terceira de São Francisco. Em 1978, a renovação das regras – confirmada pelo Papa Paulo VI – dava-lhe a atual denominação de “Ordem dos Franciscanos Seculares”.

Para Edson Oliveira, da equipe extraordinária de comunicação deste capítulo, a realização dos eventos em Olinda é bem significativo: “Aqui aconteceu a fundação da primeira OFS e também do primeiro convento franciscano do Brasil, e agora esse evento vem ao berço do franciscanismo avaliar as ações nacionais, animando e adequando o carisma na realidade em que vivemos”, disse.

Um momento marcante foi o cortejo em homenagem ao Servo de Deus Dom Helder Câmara, que saiu do Convento da Conceição, em direção à Catedral, no dia 19, sexta-feira.

Os Franciscanos visitaram a Cúria da Arquidiocese de Olinda e Recife e a sede do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara.

 Na terça-feira, 23 de agosto, O coordenador do Cursilho, Ivan Melo, acompanhado de vários cursilhistas, reuniu-se com a diretoria e presidência do Conselho do IDheC, para que o MCC conheça melhor o funcionamento do Instituto e que possa ser celebrada uma parceria, com o objetivo de ajudar o IDHeC em sua missão de preservar e divulgar o legado de Dom Helder e manter vivo o seu sonho de promover vida digna para os jovens e adolescentes.

Os cursilhistas falaram sobre suas atividades, em especial sobre o trabalho que realizam com as pessoas em situação de rua, que, inclusive, mantém um programa chamado -1 na Rua, que reúne grupos de pessoas que se juntam para garantir o aluguel de algumas famílias. O programa vem sendo realizado com êxito. O MCC se colocou à disposição do IDHeC para colaborar na campanha “ SOS Casa de Frei Francisco – Adote um Adolescente” e se inserir em outras atividades, iniciando assim uma caminhada conjunta.

No dia 26, as crianças e adolescentes da Casa de Frei Francisco participaram da segunda Aula de Campo do projeto Brennand. Na primeira aula eles conheceram a Oficina Brennand. Nessa segunda aula a visita foi ao Castelo Ricardo Brennand.

Esse projeto, que contou com o apoio de uma doadora que faz questão de se manter anônima, proporcionou aos jovens e adolescentes da CFF um momento cultural inesquecível. O contato com a arte de Francisco Brennand e, depois, com pedaços da história, no Castelo Ricardo Brennand, considerado um dos melhores museus da América do Sul.

Como diz a música de Arnaldo Antunes “A gente quer comida Diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer saída Para qualquer parte”. A educação, para formar cidadãos e cidadãs, tem que ser integral. E, para ser integral, precisa ter diversão e arte. E é isso que a CFF procura fazer para as crianças e adolescentes que atende: formar cidadãos e cidadãs, cientes de seus direitos e tendo acesso ao que outras pessoas têm: uma vida digna.

No dia 27 de agosto fizemos a memória dos 23 anos da partida de Dom Helder Camara para a Casa do Pai. Pela manhã, às 9h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu uma celebração eucarística na catedral da Sé de Olinda.

O IDheC se fez representar por membros da diretoria, Antonio Carlos Aguiar, Edelomar Barbosa e Manoel Moraes, por integrantes do Conselho Curador, Irmã Vanda Araujo, presidente, Elizabeth Barbosa, vice-presidente e pela conselheira  Cylene Araújo, que fez uma das leituras.

Imagens: Vitória Click

A coordenadora da Casa de Frei Francisco, Giselle Carvalho, esteve presente com alguns dos adolescentes da Casa, com Débora Gomes fazendo as Preces da Assembleia.

A homilia foi feita pelo Pe Bosco, reitor do Seminário de Olinda e Recife e Deão da Catedral da Sé.

Ao final da celebração, a coordenadora da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife, Malu Alessio falou sobre o Seminário Arquidiocesano Encantar a Política, que aconteceu na tarde do dia 27, no auditório do Centro Arquidiocesano Dom Vital, na Várzea.

Apesar da chuva e da mudança de local, o Seminário foi muito bom, com uma presença siginificativa dos representantes dos diversos movimentos sociais.

O Projeto Encantar a Política surgiiu do entendimento de que a política é o caminho para a mudança social! É onde direitos e deveres são conquistados e protegidos. É a política que garante acesso coletivo à saúde, educação, cultura, ao trabalho. A política deve produzir vida em plenitude, repleta de possibilidades. O cristão que acredita no Deus da vida, não pode permanecer alheio à política.

A partir daí, várias entidades eclesiais se uniram na elaboração da cartilha Encantar a Política. O material visita temas centrais das encíclicas Laudato si e Fratelli tutti, além da exortação Alegria do Evangelho, do Papa Francisco. Seu objetivo é a formação do eleitorado para uma cidadania ativa e crítica que possibilite a consolidação da democracia para além das eleições de outubro.

O caderno Encantar a política está disponível para download gratuito no portal da CNBB e no portal do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

À noite, às 20h, foi exibido no canal do Youtube Dom Helder IDHeC, o sarau do CEN, que aconteceu na Academia Pernambucana de Letras, no dia 21 de agosto. O Sarau, que teve a apresentação de Roberto Dutra e a abertura com o Monsenhor José Albérico Barbosa de Almeida, secretário-geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional, teve um recital de poesias de Dom Helder Camara, interpretadas pelo ator Júnior Aguiar e, em seguida, um recital de piano, com a pianista Rachel Casado.

Foi uma bela homenagem a Dom Helder, um grande incentivador da cultura e que, durante seu arcebispado, promoveu saraus memoráveis, no palácio dos Manguinhos. O sarau pode ser visto através do link:

Por hoje é só. Segunda que vem tem mais.

Deixe uma resposta