E Lá Se Vai Mais um Profeta
Lá se vai mais um Profeta: nosso adeus a Tenderini.
“Partir, mais do que devorar estradas, cruzar mares ou atingir velocidades supersônicas, é abrir-se aos outros, descobri-los, ir-lhes ao encontro”. Dom Helder Camara
Vindo da Itália para os Trapeiros de Emaús, Tenderini deixa um legado de toda uma vida dedicada à promoção da vida dos sem vez e sem voz. Caminhando sempre ao lado de Dom Helder, fez parte da primeira Comissão de Justiça e Paz, nos anos de 1970, tendo sido um de seus coordenadores. Após a sua extinção, foi um dos fundadores do Centro de Estudos e Ação Social – Cendhec, do qual, atualmente, fazia parte do Conselho Diretor.
Junto com Abee Pierre fundou, em 1996, os Trapeiros de Emaús em Recife, uma importante organização que, até hoje, trabalha na construção da dignidade dos menos favorecidos.
Foi reconhecido internacionalmente pela organização dos Trapeiros, tornando-se referência para os países latino americanos.
Lutou muito contra a violência policial contra menores. Por isso foi sequestrado e torturado pelo então chamado esquadrão da morte.
Um pai amoroso e incansável na luta pelo filhos! Abençoado por filhas maravilhosas que são também testemunhos de seu legado entre nós. Nós, que fazemos parte do IDHeC, tivemos a graça e o privilégio de compartilhar de sua amizade e de sua caminhada.
Luigi Tenderini os nossos agradecimentos por sua dedicação aos invisíveis do mundo. Descanse em paz ao lado de todos que com você caminharam e que hoje já se encontram ao lado do Pai, como Dom Helder, Reginaldo Veloso e Pe João Puben.
Para você todo o nosso carinho e nossa saudade.