Atualidade: Aniversário de Dom Fernando Saburido – 13.06.2022

Atualidade: Aniversário de Dom Fernando Saburido – 13.06.2022

Na última sexta-feira, 10 de junho, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrou 75 anos do dom da vida, de uma vida consagrada a Deus e ao próximo, com simplicidade e, acima de tudo, muita dedicação.

Todos que fazem o IDheC – Instituto Dom Helder Camara, se congratularam com Dom Fernando, pela celebração de mais um ano de vida mas, ao mesmo tempo, com tristeza, pela notícia do envio da carta-renúncia, que cumpre a determinação do cânon 401 do Código de Direito Canônico: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.

Nomeado pelo papa João Paulo II, em 31 de maio de 2000, bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, foi nomeado bispo da diocese de Sobral (CE), pelo papa Bento XVI, cinco anos depois. E, em 1º de julho de 2009, ainda no pontificado do  papa Bento XVI, foi eleito e empossado em 16 de agosto do mesmo ano,  arcebispo de Olinda e Recife.

Nesses quase 13 anos conduzindo a Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando reinstalou a Comissão de Justiça e Paz, abriu as portas do Palácio de São José dos Manguinhos para que o Fórum Inter-religioso Gente de Fé realizasse vigílias e também para o lançamento da Fotobiografia Dom Helder Camara, o Santo Revelado.

Com o seu aval, em 2015 teve início o processo de Beatificação e Canonização de Dom Helder Camara, hoje em sua fase romana, após a entrega dos escritos do Dom ao Vaticano.

Dom Fernando trouxe de volta à AOR tempos mais amenos e reacendeu a esperança dos grupos, instituições e movimentos sociais de caminharem todos juntos.

Os 75 anos de Dom Fernando foram celebrados com uma Missa em Ação de Graças, na Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé em Olinda, na própria sexta, dia 10, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Limacedo Antônio e por vários padres da Arquidiocese, entre eles o capelão das Fronteiras, Pe Fabio Potiguar dos Santos, o monge Marcelo Barros e o vigário geral Mons. Luciano Brito, o secretário geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional, Mons. Albérico Bezerra entre outros.

Presentes à Celebração familiares, amigos e vários políticos.

O Diretor-Executivo do IDHeC, Antonio Carlos Maranhão de Aguiar representou o Instituto e a Comissão de Justiça e Paz.

Agora, está nas mãos do Vaticano a decisão de aceitar ou não a renúncia e, se aceita, qual o prazo de permanência de Dom Fernando, até a nomeação do novo arcebispo.

A Dom Fernando os nossos agradecimentos pela forma pastoral e serena com a qual vem conduzindo a arquidiocese e os nossos agradecimentos por todo o apoio recebido.

Que Deus e o abençoe e o conduza em sua sabedoria na sua próxima jornada.

Deixe uma resposta