Causos do Dom: O Relógio

Causos do Dom: O Relógio

Prof. Martinho Condini

Este Causo do Dom me foi contado pelo Gercino Rufino, auxiliar administrativo do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) em 18 de junho de 2020.

Dom Helder sempre foi uma pessoa maravilhosa, uma pessoa muito querida, Dom Helder atendia todo mundo por igual não interessava se fosse rico ou se fosse pobre. Para ele todos éramos irmãos. Lembro muito bem, que uma vez, irmã Catarina atendeu um mendigo que queria ver Dom Helder. Então Dom Helder atendeu esse rapaz que era um mendigo de rua. E certa vez em uma dessas visitas desse rapaz a Dom Helder, ele pegou um relógio de Dom Helder, um relógio de gibeira que estava em cima da mesa e colocou dentro do bolso. Dom Helder viu, mas Dom Helder ficou calado, não disse nada. Mas irmã Catarina tinha visto que ele tinha roubado o relógio de Dom Helder, que ele tinha colocado no bolso. E fez o gesto para Dom Helder, mostrando para Dom Helder que ele tinha colocado o relógio dele no bolso, mas Dom Helder não se incomodou, deixou pra lá. Mas irmã Catarina não se conformou que Dom Helder não ia falar nada e iria deixar o rapaz levar o relógio dele. Então irmã Catarina falou para o rapaz:

– Mas meu filho porque você faz isso? O reloginho de Dom Helder, você vai levar pra que? Um relógio que é de gibeira, que Dom Helder ganhou, é lembrança.

O rapaz se comoveu porque irmã Catarina falou isso,  então ele pegou o relógio e devolveu a Dom Helder.

Deixe uma resposta