IDHeC Sofre Nova Invasão
Na madrugada do dia 29 para o dia 30 de abril, entre 00h30 e 01h40, pela segunda vez, a sede do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara sofreu nova invasão, com o mesmo objetivo da anterior, em 02 de janeiro de 2020: roubar fios de cobre.
Dessa vez arrombaram a grade e o portão de ferro que dá acesso ao Espaço Dom José Lamartine, o Terraço das Fronteiras, deixando um rastro de vandalismo e destruição.
Destruíram um ar-condicionado, do tipo Split. Para arrancar os fio, assim como arrancaram os fios da bomba de água e a levaram.
Há alguns meses, por duas vezes, a caixa da Compesa, na calçada, foi arrombada e levaram as peças de cobre, deixando a água jorrando e cortando o fornecimento de água para a Sede.
Dois anos depois a história se repete e, o produto do roubo é bem menor do que o prejuízo causado para levar os fios. E ainda teve, como consequência a retirada de todo o acervo de Dom Helder do Centro de Documentação e, até o momento, ainda não foi possível o seu retorno, por conta de ainda não haver as condições adequadas de condicionamento e segurança.
O IDHeC, uma ONG que sobrevive em meio a enormes dificuldades financeiras, através de doações e parcerias, sofre mais essa invasão, que gera prejuízos financeiros para os quais não estava preparado.