Causos do Dom: A Unidade em Cristo
*Prof. Martinho Condini
“Em geral cometemos uma injustiça com o nosso espírito, com a alma. De noite, esticamos nosso corpo na cama e é como se o espírito, pelo fato de o corpo descansar, também descanse.
Nessa ocasião, o espírito não precisa descansar. Acho que há descansos específicos para o espírito. Pessoalmente, destacaria o contato com a natureza como um descanso espiritual intenso, as artes em geral e a música em particular (qualquer tipo de música, clássica ou popular, mas sobretudo a popular, porque ouço pensando em meu povo), o papo com os amigos e, para quem tem fé, o papo com Deus. Só que com Deus nem é preciso falar.
Basta a gente pensar. Então, quando acordo, nas minhas madrugadas, o primeiro cuidado é refazer a unidade. Porque durante o dia a gente vai se desgastando.
Ficam as pernas aqui, a cabeça acolá, os olhos não sei onde, os braços…é um verdadeiro desgaste, a gente fica mesmo esquartejado. Então eu trago os braços de volta, as pernas, a cabeça, e procuro refazer a unidade – e sobretudo a unidade em Cristo. Tenho muito essa ideia de que, verdadeiramente, desde o batismo, nós somos um com o Cristo.”
CASTRO, Marcos de. Dom Helder: misticismo e santidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 134.
*O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@g