Acolhida aos Novos Estagiários
O Instituto Dom Helder Camara (IDHEC) recebeu mais quatro estagiários para atuarem no Centro de Documentação Dom Helder Camara (CEDOCH) para ajudarem no projeto de digitalização e disponibilização na Web do Acervo do Dom. A dinâmica seguiu três passos: acolhida, integração e treinamento.
Os estagiários foram acolhidos e recepcionados pela Ir. Vanda, presidenta da Conselho Curador do IDHEC, que deu as boas-vindas e falou sobre o Processo de Beatificação e Canonização. Posteriormente, foram guiados por Vanuzia Brito e Filipe Xavier pelos espaços do Memorial Dom Helder Camara, onde conheceram o chão do Dom e diversos bens musicalizados que narram boa parte de sua caminhada. Por fim, os estagiários receberam um treinamento sobre as tarefas desenvolvidas no CEDOHC.
O CEDOHC exerce um papel fundamental na preservação do acervo deixado por Dom Helder Camara.
Em uma parceria exitosa com a Prefeitura do Recife e com a Cepe- Companhia Editora de Pernambuco, entre os finais de 2018 e 2019, contando com a equipe de estagiarios anterior, dentro do projeto Preservação da História de Dom Helder, foi feito um trabalho minucioso de triagem e envio para digitalização de mais de 100 mil páginas de escritos do Dom, que estão disponibilizadas no portal da Cepe, para quem desejar consultar, através do link:
Em 2020 o Centro de Documentação preparou o material a ser enviado ao Vaticano, para dar prosseguimento ao processo de beatificação e canonização de Dom Helder onde fas páginas já escaneadas foram selecionadas, formatadas, impressas e encadernadas, 63.457 mil páginas dos escritos do Dom e matérias sobre ele, publicadas na imprensa, nacional e internacional, estruturadas em uma coleção de 180 volumes. Para o envio ao Vaticano serão duas coleções desses 180 volumes e um HD com o material digitalizado.
Dando continuidade à parceria com a PCR e a Cepe, atualmente, mais 78 mil páginas estão sendo higienizadas e indexadas, em preparação para o escaneamento e posterior disponibilização no Acervo da Cepe. A estimativa é que, ao final desse trabalho, estejam disponibilizadas na internet, cerca de 200 mil páginas de escritos do Dom.
O acervo fotográfico deixado por Dom Helder conta com cerca de 22 mil imagens, que já estão digitalizadas e que, encerrado o processo de digitalização das 78 mil páginas, o próximo passo na preservação do acervo do Dom, será a triagem e indexação das fotografias. Uma preciosidade para se acompanhar a trajetória do Dom.
Atualmente o CEDOHC conta com oito estagiários da Unicap do Curso de História, sendo quatro no turno da manhã e quatro no turno da tarde.
Abaixo algumas fotos da recepção aos novos estagiários.