Causos do Dom: O encontro com o Padim Ciço

Causos do Dom: O encontro com o Padim Ciço

Prof. Martinho Condini

Em 1927, Dom Helder, um jovem padre em Fortaleza, foi incumbido em suas férias, a se dedicar a visitar as paróquias cearenses em busca de novas assinaturas para o jornal da Diocese, O Nordeste. E foi orientado para que quando chegasse a Juazeiro procurasse padre Cícero, que já estava com 83 anos.

– Eu vim a Juazeiro, estou percorrendo todo o Ceará, mas aqui o senhor sabe, sem o seu apoio não vai, não é? Disse Dom Helder.

– Meu filho, se eu fosse agir humanamente, era para eu nem querer ouvir o nome desse jornal. Esse jornal tem sido ingrato comigo. Nunca mandou um repórter aqui. Faz afirmações que não são verdadeiras, e nunca me deu direito de resposta. Mas eu devo provar a você, hoje você é um jovem seminarista, amanhã será um padre, que no coração de um cristão, e sobretudo de um padre, não cabe uma gota de ódio. Respondeu Padre Cícero.

Helder ficou emocionado e guardou as palavras do velho sacerdote. Padre Cícero continuou:

– Você, com certeza, vai dizer que traz aí um esboço de carta. É assim que a gente diz, diga, diga!

– Não, realmente, padre Cícero, eu não ia trazer uma carta para o senhor assinar. Eu trago só…

Um pouco intimidado, dom Helder foi interrompido:

– É assim que a gente diz. Vou dar uma prova de confiança. Eu não assino nada. Eu não assino nada sem ver. O seu eu vou assinar.

No dia seguinte, tirou várias cópias da carta de recomendação do padre Cícero e, então, choveram-lhe assinaturas do jornal.

PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Dom Helder Camara: entre o poder e a profecia.Ática, 1997, p. 63 a 64.

*O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@g

Deixe uma resposta