Causos do Dom: Os Irmãos Paternos
Prof. Martinho Condini
Durante a ditadura militar, uma noite, uma pobre família procurou Dom Helder:
– Dom Helder, pelo amor de Deus, vem comigo porque lá na delegacia do bairro estão matando meu marido de pancadas. Ao chegar lá, o delegado ficou assustadíssimo:
– Eminência, a que devo a honra de sua visita a esta hora da noite? Dom Helder explicou:
– Doutor, vim aqui porque há um equívoco. Os senhores prenderam meu irmão por engano.
– Seu irmão?!
– É fulano de tal – deu o nome – é meu irmão.
– Mas, Dom Helder – reagiu o delegado -, o senhor me desculpe, mas como podia adivinhar que é seu irmão. Os senhores são tão diferentes! Na cor e no nome. Dom Helder se aproximou do ouvido do policial e sussurrou:
– “É que somos filhos do mesmo pai”.
– “Ah, entendi, entendi”. E liberou o homem.
BETTO, Frei.Dom Helder um jovem de 90 anos, p. 50 a 51, inROCHA, Zildo (org.). Helder, o Dom: uma vida que marcou os rumos da Igreja no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.
O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com