Causos do Dom: O Paraninfo

Causos do Dom: O Paraninfo

Prof. Martinho Condini

Certa vez Dom Helder foi procurado por um grupo de universitários e disseram-lhe que a maioria deles formandos em direito tinham votado nele para ser paraninfo da turma.

Dom Helder perguntou a turma:

– Esta escolha de vocês não criou tensões? Não há colegas que não queira, por nada, que o escolhido fosse eu?

Eles responderam:

– Há um grupo minoritário, filhos de militares.

Dom Helder disse a eles:

– Eu considero muito mais importante para vocês a unidade do grupo e que a festa seja ocasião de confraternização alegre para todos, do que ser eu que apareça e fale na formatura de vocês. Aceitem minha sugestão? Eu farei com todos que quiserem, aqui mesmo na minha casa, um encontro informal, mas vocês escolham um paraninfo que seja de agrado de todos. Quem o grupinho contrário escolheria?

Um dos jovens do grupo de oposição respondeu:

– O grupo havia sugerido Gilberto Freire.

Havia anos que Gilberto Freire publicava artigos em jornais fazendo críticas ferozes ao arcebispo. Dom Helder não tinha liberdade para responder, mas sempre se referia a Gilberto Freire com respeito e admiração.

O grupo de formandos voltou discutir o nome a ser escolhido, o grupo todo concordou com a escolha de Dom Helder, que celebrou a cerimônia e foi o paraninfo.

BARROS, Marcelo. Dom Helder Camara, profeta dos nossos dias. São Paulo: Paulus, 2011.p. 117 a 118).

O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com

Deixe uma resposta