Causos do Dom: O Telefonema
Prof. Martinho Condinir
Certa vez Dom Helder recebeu um telefonema em sua casa no fundo da Igreja das Fronteiras. Era o próprio Dom Helder que atendia as ligações:
– Dom Helder o senhor não acha que aquilo que o senhor tem dito já não é demais. Qual é então o tipo de morte que o senhor prefere?
Dom Helder com sua presença de espírito característica, respondeu:
– Ah! Se for para optar eu prefiro que seja enforcado, esquartejado e que as partes do meu corpo se espalhem pela cidade de Recife.
E responderam:
– Filho da……e desligaram o telefone.
Depoimento de Dom Marcelo Cavalheira no documentário Dom Helder Camara o santo rebelde. Dir. Érika Bauer. Produção Cor Filmes. Brasília, DF, 2004. 1 DVD (74 min.).
O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com