Causos do Dom: Apesar de Você
Prof. Martinho Condini
No início da década de 70, Chico Buarque de Holanda deu um show no Ginásio de Esportes de Recife. Passávamos pelo período mais difícil da ditadura militar, Os anos de Chumbo. Após ele cantar Apesar de Você, onde ele se refere ao General Emílio Garrastazu Médici, Chico informou a platéia a presença de Dom Helder no ginásio, este momento foi um dos mais emocionantes da sua carreira artística.
Em 1999, Chico Buarque em uma entrevista para o Jornal Igreja Nova, em Recife, recordou esse momento marcante de sua relação com dom Helder:
“Todo mundo sabia que não se podia falar em Dom Helder. Eu não era querido também não, mas podia fazer meus shows no Geraldão, o show estava indo e tinham me falado que Dom Helder estava lá assistindo. O show estava indo mais ou menos morno, uma música e outra, aí eu falei: eu queria anunciar e agradecer a presença de dom Helder Camara. Dom Helder se levanta abrindo os braços para saudar…Todo o povo que lotava o estádio se põe de pé e aplaudem e gritam euforicamente: Dom Helder! Dom Helder!
Eu nunca fui tão aplaudido na minha vida. Aquele ginásio veio abaixo. Foi uma coisa linda. Isso foi em setenta e pouquinhos…setenta e dois, setenta e três”.
PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Dom Helder Camara:o profeta da paz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008,p.383 a 384.
- O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com
Um comentário sobre “Causos do Dom: Apesar de Você”
Eu gostaria muito de ter conhecido o santo Dom Helder Câmara pessoalmente ,mas crescia vendo minha irmã indo até Recife assistir palestra dele ,mas hoje o que ele deixou continua vivo ,cada palavra dele. Continua viva no meio do povo .Ja fui.uma vez ai onde ele com sua humildade viveu .O sando dom Helder era amado por todos e foi uma pedra fundamental pelo o fim da ditadura por que não tinha medo.dos piderosos .