Causos do Dom: Direito a mentir
*Prof. Martinho Condini
Dom Helder atendia a todos os pobres que o procuravam e que, geralmente, ficavam em torno da igreja das Fronteiras, onde Dom Helder passou a morar, atrás do altar, a partir de 1968.
Um dia chegou um desses pobres, um homem dado à bebida, e pediu dinheiro para enterrar o pai. Dom Helder deu. E a irmã Catarina falou:
– Mas Dom, esse homem já enterrou o pai, já enterrou mãe, todo mês ele enterra alguém. Esse dinheiro é para bebida. E Dom Helder respondeu:
– Minha filha essa pobre criatura não tem direito a nada nessa vida, então deixe ao menos ele ter o direito de mentir.
História contada por Irmã Catarina
*O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com