Causos do Dom: A Aliança para o Progresso
Prof. Martinho Condini
No primeiro semestre de 1963 o presidente Kennedy dos Estados Unidos, lançou o programa de “Aliança para o progresso”, que tinha o objetivo de fazer com que os norte-americanos viessem civilizar os brasileiros, impondo à nossa sociedade os seus valores e costumes.
Dom Helder em conversa com o embaixador norte-americano no Brasil, disse a ele que achava que o programa de “Aliança para o progresso” não ia dar certo.
Então o embaixador disse:
– Dom Helder você é capaz de dizer isso a uma TV americana?
– Sou. Respondeu Dom Helder.
Então a rede de TV NBC organizou uma série de depoimentos de líderes latino-americanos para que eles dessem em cinco minutos, o seu parecer sobre o programa “Aliança para o progresso”.
E Dom Helder pensou o que iria falar em cinco minutos, mas foi incisivo já na primeira frase:
– A aliança para o progresso está morta, embora eu queira sua ressurreição.
E explicou porque ela estava morta:
– Em primeiro lugar porque ela é elitista e não responde a necessidade da massa. Em segundo lugar favorece a classe política que pega esses recursos para proveitos políticos, em terceiro lugar ela sofre tremendamente do burocratismo do estado e em quarto lugar os recursos são ridículos, porque grande parte desses recursos vão para as forças armadas.
Essa fita nunca foi passada no Brasil, mas os jornais publicaram. A elite brasileira tomou conhecimento de sua resposta. E a partir daí começa o rompimento de vários setores que representavam os interesses da elite, principalmente a imprensa, contra Dom Helder.
Dom Helder Camara o santo rebelde. Dir. Érika Bauer. Produção Cor Filmes. Brasília, DF, 2004. 1 DVD (74 min.).
- O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com