Associação dos Trapeiros de Emaús: 25 Anos Promovendo a Dignidade

Associação dos Trapeiros de Emaús: 25 anos Promovendo a Dignidade

Há cinco anos a Associação Trapeiros de Emaús celebrava seus 20 anos de fundação na Arquidiocese de Olinda e Recife, na igreja das Fronteiras. Hoje, chegando ao jubileu de prata, em tempos de pandemia, ao chegar ao seu Jubileu de Prata, os Trapeiros de Emaús celebram seus 25 anos de serviços prestados na Arquidiocese de Olinda e Recife tendo, como prática, a promoção da vida.

Abaixo postamos de novo a matéria publicada por ocasião da celebração dos 20 anos. Parabéns a Luige Tenderini que, com amor e dedicação, vem cuidando da Associação com carinho e compromisso. 
E parabéns a todos e todas que fazem a Associação Trapeiro de Emaús por esses 25 anos fabricando esperança e realizando sonhos.

PARTINDO DE EMAÚS PARA PROMOVER A DIGNIDADE EM RECIFE

*Postado em 16.08.2016

 O ano era 1996. O evento: celebração dos 65 anos de ordenação de Dom Helder Camara. A vinda de Abbé Pierre para participar das homenagens ao amigo, tinha também um outro motivo que mudou, de maneira significativa, a vida de muitas pessoas em Recife: o nascimento da organização sem fins lucrativos TRAPEIROS DE EMAÚS.
O Movimento Emaús surgiu após 2ª Guerra Mundial, em 1949, na França que, ao lado dos demais países europeus, sofria com o Pós-guerra, havendo, entre outros graves problemas, um sério problema habitacional. Os trabalhadores moravam nas ruas, e sofriam com as baixas temperaturas do inverno. Foi em meio desta realidade que um jovem padre decidiu lutar em nome dos mais sofridos. A princípio, este jovem padre conhecido como Abbé Pierre, obteve um cargo político de deputado e com o seu salário mantinha um casarão onde abrigava várias famílias.

Entretanto com o final do seu mandato não havia mais condições financeiras de manter o casarão. Em meio a possibilidade de ter que fechar o casarão, um dos moradores teve um ideia que beneficiou a todos que ali moravam e a muitos outros mais: gerar renda com o trabalho de coleta, classificação e venda de materiais recicláveis. A ideia reuniu pessoas de classes sociais e formações diferentes e fez surgir o Movimento Emaús, atualmente o movimento Emaús Internacional, atuando em mais de 36 países ao redor do mundo, através de 313 comunidades.
NO RECIFE
A Associação dos Trapeiros de Emaús Recife tem como objetivo principal oferecer às pessoas necessitadas da Região Metropolitana da capital a oportunidade de conseguir sua dignidade através de um trabalho de coleta, recuperação e venda de objetos usados e reciclagem de resíduos sólidos (com a filosofia de servir aos que mais sofrem).
A associação nasceu no dia 16 de agosto de 1996 com o incentivo e apoio do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara e do Sr. Luigi Tenderini, italiano, que trabalhou por muitos anos ao lado de Dom Helder na comissão de Justiça e Paz.

Atualmente Emaús acolhe 26 pessoas. As principais atividades da Entidade são: Coleta, recuperação e venda de objetos usados e materiais recicláveis. Os objetos usados que recebem em doação são recuperados nas oficinas de: marcenaria, eletroeletrônico, refrigeração e manutenção de computadores.

Os objetos recuperados (eletrodomésticos, roupas, sapatos, móveis, livros, computadores, etc.) são vendidos a preços baixíssimos em bazares populares, no galpão e nos bairros da periferia (associações de moradores, clube de mães), na UFPE-CFCH, etc.ATIVIDADES
– Coleta e reciclagem de resíduos sólidos: Materiais recicláveis como: Papéis, plásticos e metais. São separados segundo a sua classificação, condicionados e vendidos à indústria de reciclagem. – Cursos profissionalizantes: Utilizando a estrutura das oficinas, montamos ao longo dos anos cursos profissionalizantes gratuitos para os jovens dos bairros adjacentes. Atualmente, são oferecidos cursos de eletricidade civil e industrial, mecânica em refrigeração, montagem e manutenção de computadores e eletrônica industrial. – Desde novembro de 2003, em parceria com a Prefeitura do Recife e Consulado Italiano, foi comprada, reformada e devidamente equipada uma casa, com o propósito de oferecer a comunidade um posto médico-odontológico. A Prefeitura da Cidade do Recife disponibilizou os profissionais de saúde. – Em parceria com uma instituição italiana IPSIA e o Ministério do Exterior da Itália, construímos uma Escola Profissionalizante, (ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUÍS TENDERINI).
Todo o trabalho realizado pela Associação dos Trapeiros de Emaús Recife é inspirado em alguns princípios que norteiam o seu dia a dia:ACOLHIDA, TRABALHO, PARTILHA e SERVIÇO.
Toda atividade realizada em Emaús visa prestar um serviço à comunidade mais carente. Este é o sentido dos bazares, que beneficiam as famílias de baixa renda, e dos cursos profissionalizantes, que profissionalizam jovens. Os membros da Associação que trabalham diariamente na Comunidade recebem alimentação (almoço) vale-transporte e remédios e, a cada duas semanas são realizadas partilha dos recursos produzidos com o trabalho coletivo. Ainda há a Comunidade de Vida, local onde residem alguns dos trapeiros.
E os Trapeiros de Emaús não poderiam escolher outro local para celebrar os seus 20 anos de fundação que não fosse a Igreja das Fronteiras, onde viveu, por três décadas, aquele que tanto incentivo deu à Associação.

Celebrada uma vez por mês pelos membros do grupo Encontro da Partilha, a Celebração da Partilha e a Ação de Graças pelos 20 anos do Trapeiros de Emaús foi celebrada pelo monge beneditino Marcelo Barros e contou com a presença de vários membros dos Trapeiros de Emaús, do grupo Encontro da Patilha e da diretoria do IDHeC.

Luis Tenderini, fundador da Associação em Recife, falou um pouco, para uma igreja lotada, sobre a história e atividades dos Trapeiros de Emaús.

Foi uma bela celebração, com belos cantos, animados por Isaura, Ramos, Aldenize e Janaína e muita alegria. Dom Helder, com certeza, ficaria feliz em ver que a Associação que apoiou e incentivou, continua firme, cumprindo a sua missão e não esquecendo de ir à Casa do Pai para agradecer.

Associação dos Trapeiros de Emaús Recife
Site: www.emausrecife.org
Blog da Escola: www.escolaemausrecifepe.blogspot.com
Tel.: 55 81 3451 – 2247
Tel & Fax.: 55 81 3451 – 5604
Cel.: 55 81 98797 – 5604

Deixe uma resposta