Mudar alinhamentoMudar alinhamento do texto
Causos do Dom: A Procissão
Prof. Martinho Condini
Certa vez, acontecia uma procissão nas ruas de Recife e começou a chover. Padre Baronto preocupado com Dom Helder, que já era um septuagenário, foi a uma casa pedir um guarda-chuva para o arcebispo. Disse padre Baronto:
– A senhora tem um guarda-chuva para o Dom (era como ele era chamado em Recife), a senhora respondeu:
– Pode levar e dê de presente ao Dom.
Padre Baronto chega com o guarda-chuva aberto. Dom Helder olha para ele e diz:
– Luiz, cabe todo mundo ai em baixo?
Luiz respondeu:
– Cabe não.
Então diz Dom Helder:
– Então fecha. Se não cabe todo mundo debaixo do guarda-chuva, não pode ser só para o bispo. O bispo precisa ter um guarda chuva que cabe pra todos.
Quando a procissão para, continua chovendo e o padre Baronto, continua preocupado com o bispo na chuva e pelo fato dele estar muito tempo em pé.
Padre Baronto sai a procura de uma cadeira para o Dom.
Padre Luiz Baronto diz a Dom Helder:
– Tem uma cadeira para o senhor.
Dom Helder diz:
– Quando aquela mulher grávida que ta lá no meio puder ter a cadeira, eu sento.
História contada pelo Professor e teólogo Fernando Altermeyer Jr., no evento ‘Ciclo de Debates’ realizado pela Edições Paulinas em 2013.
* O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com