Causos do Dom: Conscientização
Prof. Martinho Condini
Aproveitando as comemorações que acontecem este ano do centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire (1921-2021), eis um relato dele sobre a origem do termo conscientização e a relação com Dom Helder Camara:
– Na América Latina e nos Estados Unidos acham que fui eu que criei esta palavra. Na verdade o termo conscientização surgiu de reflexões de um grupo de professores do ISEB (Instituto Superior de Estudos do Brasil), entre eles o filósofo Álvaro Pinto e o professor Guerreiro, local onde ouvi essa palavra pela primeira vez. E logo percebi a profundidade do seu significado, pois estava convencido de que educação como prática da liberdade é um ato de conhecimento, uma aproximação da realidade.
Mas foi Dom Helder Camara que se encarregou de difundi-la, muito mais pela sua influência do que minha, a palavra entrou na Europa e nos Estados Unidos.
CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014, p.139.
* O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com