CAUSOS DO DOM – O PECADO DA CARNE

CAUSOS DO DOM – O PECADO DA CARNE

Prof. Martinho Condini *

Certa vez a menina (Professora Margarida de Sousa Neves – PUC-RIO) de 5 para 6 anos foi confessar com Padre Helder. Era sua primeira confissão para fazer a primeira comunhão. Mas antes de se confessar com Padre Helder, a freira do colégio em que ela o estudava havia dito que: “O pecado da carne não tem o perdão de Deus”. Para a menina o pecado da carne era comer carne às sextas-feiras, e a menina falou isso a ele. Padre Helder disse a ela:

– Ah, não minha filhinha! De pecado eu entendo muito mais que a madre, e não existe nenhum pecado que não tenha o perdão de Deus, porque Deus é pai e, por isso, perdoa sempre.

  Sem rir, manteve-se absolutamente sério e continuou:

– Não, não é isso não, meu amor, não é isso não, minha filhinha….eu me lembrei agora e vou explicar o que é.

 A explicação que deu a ela foi a demonstração da capacidade que ele tinha de falar uma língua inteligível para qualquer um que se aproximasse dele, fosse uma criança, jovem ou adulto. E a menina entendeu perfeitamente. Disse Padre Helder:

– Sabe? O pecado da carne é quando a gente usa outra pessoa como se fosse uma coisa. A menina entendeu que isso era uma coisa muito grave. E era mesmo uma coisa muito grave.

Nesta história, Dom Helder sinaliza uma fé em Deus que é o respeito a tudo que é humano.

NEVES, Margarida de Souza. Algumas trilhas de memória, in MONTENEGRO, Antônio; SOARES Elda e TEDESCO Alcides. Dom Helder: peregrino da utopia: caminhos da educação e da política. Recife: Prefeitura de Recife e EdUFPE, 2002, p.70 a 72.

 *  O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros ‘Dom Helder Camara um modelo de esperança’, ‘Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo’, ‘Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’ e o DVD ‘ Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro ‘Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza’. Contato profcondini@gmail.com 

Deixe uma resposta