A Casa de Frei Francisco iniciou o ano de 2020 com muitas expectativas e projetos para o decorrer do ano.
Até ser surpreendida pela pandemia e ter, dali por diante, um dos maiores desafios que já enfrentados pela Casa. A partir de então, a equipe teve que que se reinventar todos os dias, buscar inovações, refazer os planejamentos para continuar junto com os adolescentes, agora em um formato novo.
Dentro das normas sanitárias de isolamento social suspendeu as atividades presenciais com os cem adolescentes atendidos, mas os trabalhos continuaram através de encontros online com os adolescentes e também com suas famílias.
Semanalmente acontece uma reunião entre a Coordenação da instituição e o setor Psicossocial sobre as demandas e sobre os encaminhamentos referentes aos adolescentes acompanhados e suas famílias.
Conversas com convidados, como o Pe Fabio, capelão da igreja das Fronteiras e Filipe Xavier, historiador do Centro de Documentação Dom Helder Camara, vêm acontecendo, bem como conversas e dinâmicas com a equipe da CFF.
O acompanhamento a cada um dos adolescentes, bem como às suas famílias, não parou e o contato é permanente.
Como dizia Dom Helder Camara “Como os problemas são absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”. E assim foi o ano de 2020, com problemas surgindo, desafios se apresentando, e a CFF vencendo, um a um, na medida do possível.
O ano de 2021 não começou diferente de 2020. A pandemia ainda existe, os problemas e desafios estão presentes no dia da equipe da CFF e do Conselho Curador e Diretoria Executiva do IDHeC. Mas a paixão e garra em vencer os desafios não diminuiu e o trabalho continua, seja virtual, seja presencial quando se fizer necessário, respeitando todas as normas sanitárias.
REUNIÃO COM CIEE
Para fortalecer as articulações, a Casa de Frei Francisco está sempre buscando agregar novas parcerias com instituições que acreditam em seu trabalho e realizam o enfrentamento ao trabalho infantil, através do programa Jovem Aprendiz.
Dessa vez é o CIEE que está firmando parceria com a Casa de Frei Francisco. Mais uma porta aberta para iniciação dos jovens que passam pela Casa no mercado de trabalho.
Além do trabalho permanente junto aos adolescentes, a preocupação com a alimentação deles e de suas famílias é uma constante.
E, através de parcerias com o Ministério Público, SESC, outras instituições e doações de parceiros, a CFF tem conseguido distribuir alimentos, produtos de limpeza e higiene com as famílias dos adolescentes, tentando diminuir as consequências da Pandemia que, sobre os menos favorecidos, tem sido ainda mais cruel. (Conferir: PÃO PARA QUEM TEM FOME)
Seja você também um parceiro da Casa de Frei Francisco, ajudando na manutenção da Casa e, durante a pandemia, na distribuição de gêneros de primeira necessidade para as famílias.
Para se tornar um colaborador basta efetuar um depósito na conta da CFF, mensalmente ou eventualmente, quando lhe for possível.
Estamos esperando por você.
GALERIA DE FOTOS DAS ATIVIDADES DO ANO DE 2020