O Instituto de Música Dom da Paz é um projeto social da Arquidiocese de Olinda e Recife, coordenado e administrado através da Irmandade das Almas do Recife, que promove formação musical para crianças a partir dos 2 anos de idade à pré-adolescência.
Fundado em agosto de 2014, o Instituto oferece atualmente aulas gratuitas de: Estimulação Musical (processo pioneiro na cidade do Recife que utiliza os métodos Williams e Viola Spolin, através de suas respectivas filosofias, visando a formação musical desde a primeira fase da infância, 2 a 5 anos). Violino, Viola, Violoncelo, Flauta Doce, Teclado, Canto Coral, Musicalização Infantil, Teoria Musical e Ensino Religioso. Ademais é oferecido acompanhamento psicológico aos alunos. Todas as disciplinas são ministradas em dois turnos, manhã e tarde.
Por que estudar Música?
Entre as muitas vertentes de atuação social que existem, a música se destaca como uma das mais bem sucedidas. Isto porque, cientificamente, o ensino musical traz diversos benefícios ao desenvolvimento da criança, funcionando inclusive como ferramenta de inclusão social, tornando-se um componente poderoso na vida das pessoas, abrindo oportunidades de crescimento. Novas habilidades, fortalecimento do vínculo familiar e a possibilidade de um futuro promissor através da música, são alguns dos objetivos do Instituto.
Concertos e apresentações
Para consolidar o aprendizado e dar reconhecimento aos seus alunos o Instituto Dom da Paz realiza apresentações em diversos pontos da região metropolitana do Recife e adjacências. Além das audições semestrais que avaliam o crescimento musical de cada aluno. A realização dessas atividades, tanto externa como interna ao recinto escolar, tem um papel importante na formação dos estudantes, que é a motivação e preparação para a vida profissional. Aprender e estabelecer metas para um futuro melhor, também faz parte de tais objetivos.
Ações nas comunidades em risco social
Uma das atuações do Instituto de Música Dom da paz está centrada no cuidado para com os setores da sociedade que, de alguma forma, não contam com o devido acesso à cultura e a educação de forma mais direta em termos de ofertas. Este acesso se traduz, muitas vezes, em oportunidades oferecidas de acordo as condições financeiras de cada família, sendo assim, o IMDP surge como mais uma opção de ajuda na busca por mudar esta dura realidade. Contribuindo com: Estudos musicais, material escolar, instrumento musical e fardamento, tudo inteiramente gratuito. Mas não atendemos apenas as comunidades em situação de risco da região central do Recife, estamos presentes também em boa parte da região metropolitana e fora dela também, Olinda, Igarassu, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, são outras áreas de cobertura das ações do Instituto. Poder oferecer a possibilidade de pensar na música como uma opção de profissionalização a futuro, e desde tão tenra idade, é um de nossos maiores objetivos. A oferta de vagas se dá pensando na problemática do difícil acesso das famílias de baixa renda, ou seja, contamos com uma triagem de núcleo familiar através de entrevista e preenchimento informativo de dados das famílias. O total de vagas do Instituto está distribuído em: 40% reservadas às comunidades em risco social e 60% abertas ao público em geral. Com um total de 158 alunos inscritos ao entrar em 2018.1, o IMDP se orgulha em poder fazer parte do processo de construção de uma sociedade melhor e com mais oportunidades.
Parcerias e colaborações
Em 2017 o IMDP iniciou uma parceria com o Instituto particular de música presidido pela Sra. Maria Teresinha Andrade Gonçalves Santos, que encerrava as suas atividades naquele ano após décadas de funcionamento no bairro da Torre. Esta parceria nos brindou o recebimento em forma de doação de parte do seu acervo de instrumentos e materiais de funcionamento escolar, facilitando assim o nosso trabalho diário com as crianças. Mas essa nova aquisição ainda nos deixa um pouco aquém de uma situação de conforto no que diz respeito ao total atendimento às famílias que não contam com os recursos financeiros para aquisição de um instrumento musical para os seus filhos. Cada estudante de música deveria ter condições de ter acesso ao instrumento que estuda, leva-lo pra casa para poder realizar a sua prática diária de exercícios técnicos estipulados pelo seu professor em sala de aula. O sistema que implementamos na escola é o do ¨empréstimo seletivo rotativo¨ ou seja, segue os critérios do sistema antes mencionado: 1º As crianças oriundas das comunidades e com renda familiar de até R$ 1.000,00 (hum mil reais) – 2º Por qualificação de notas, assiduidade e comportamento (enquadram-se também as comunidades carentes) e em seguida demais casos específicos (nem todos os casos de baixa renda familiar vêm das comunidades carentes)
Outras parcerias
Em 2018 uma nova parceria se estabeleceu entre o IMDP e outra instituição de renomada trajetória no âmbito da formação musical em Pernambuco, o Conservatório Pernambucano de Música. Esta parceria foi de vital importância porque nos abre a possibilidade de garantir a continuidade dos estudos dos nossos alunos após a conclusão dos cursos ou quando eles atinjam a idade de 12 anos. Os alunos que completarem a carga horária em sua totalidade, com bom comportamento e rendimento escolar acima de 85%, terão a chance de poder ingressar no Conservatório através de uma seleção simplificada especial para alunos do IMDP. Logicamente, todos terão que se submeter aos testes requisitados pela instituição.
As estatísticas
Da inauguração até o dia de hoje o IMDP vem crescendo vertiginosamente. Os esforços para que esse crescimento se acentue a cada ano que passa é de responsabilidade daqueles que a cada dia doam parte de suas vidas, de seus tempos, e de seus saberes em busca do fortalecimento da instituição. Gestores, professores e funcionários, em uníssono, na busca pela excelência na formação musical e com o franco desejo por mudar uma realidade, às vezes, muito difícil de enfrentar.
Em 2017 fechamos o ano letivo com atendimento limite de 98 vagas, distribuídas em todas as categorias, desde Estimulação Musical (2 a 3 anos) até Instrumento-3 e Teoria e Solfejo-3, ou seja, os alunos que completaram 12 anos naquele momento, foram encaminhados para as instituições que atendem da pré-adolescência em diante, como CPM – CEMO – ETCCMPE. Por isso se faz tão necessário às parcerias com as instituições na qual os alunos seguirão carreira até chegar à universidade quando atingirem a maior idade.
No próximo dia 97 de fevereiro estaremos celebrando os 112 anos de nascimento de Dom Helder Camara, com a participação de integrantes do IMDP, em belíssimo recital.