ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE DOM HELDER CAMARA
Há exatos 89 anos, no dia 15 de agosto de 1931, recebia a ordenação sacerdotal um jovem de 22 anos de idade. Para ser ordenado padre, por causa da pouca idade, teve que receber uma autorização especial de Roma.
Com certeza aquela autorização pode até ter dado um pouco de dor de cabeça à cúpula romana da Igreja Católica, mas foi, sem sombra de dúvida, um presente para os pequeninos, os despossuídos da terra, os invisíveis dos quais Dom Helder se tornou o porta-voz.
Ser sacerdote era uma vocação que vinha desde a infância quando, ainda bem pequeno, reunia os amigos para brincar de celebrar a missa.
Em uma entrevista ao programa de TV Memória Viva, do Rio Grande do Norte, na década de 1970, Dom Helder conta o que seu pai lhe falou sobre ser padre:
“Um belo dia ele me chama e diz: ‘meu filho desde que eu me lembro, você diz sempre que quer ser padre. Está crescendo e continua dizendo que quer ser padre. Você sabe o que é ser padre meu filho?’ E a aquele homem, que embora sendo um homem de bem, não era um praticante, me apresentou um retrato de padre, uma figura de padre que eu achei maravilhosa. E ele disse: “Guarde para toda sua vida, padre e egoísmo não podem andar juntos. É uma aberração um padre egoísta.
Porque o padre não existe no vácuo. Só existe padre para a glória de Deus, servindo aos homens”. E ele continuou por aí afora.
E ele levou ao pé da letra o conselho do pai, exercendo o sacerdócio e forma altruísta, sempre pensando no próximo, cuidando dos menos favorecidos.
A data, tão significativa para todos nós, será celebrada virtualmente nesse domingo, 16 de agosto, às 11h, na igreja das Fronteiras, transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube IDHeC Oficial:
Colocamos abaixo o link para o trecho da entrevista onde Dom Helder fala sobre o conselho de seu pai.
COM A PALAVRA: DOM HELDER!