PERNAMBUCO TEM PATRONO DOS DIREITOS HUMANOS

 O dia 10 de agosto de 2020 é mais um dia importante par a história de Dom Helder Camara. Nessa data foi a assinada a lei de número 17.006/2020, pelo presidente da Assembleia Legislativa – ALEPE – que declara Dom Helder Camara Patrono dos Direitos Humanos no estado de Pernambuco.

Uma homenagem mais que merecida, reconhecendo a importância da luta à qual Dom Helder dedicou o seu pastoreio: a defesa da vida em sua plenitude.

Dom Helder foi o porta-voz dos oprimidos, dos sem vez e sem voz, dos invisíveis para a sociedade: os pobres, os desprovidos de direitos básicos, elementares, como alimentação, teto, emprego e educação.

Durante a ditadura militar foi a voz dos perseguidos e desaparecidos políticos. Denunciou mundo afora as violações aos direitos humanos cometidos pelo governo brasileiro, ficando assim, ele próprio, sob a mira da perseguição.

Em 27 de dezembro de 2017 Dom Helder recebeu o mesmo título em nível federal.

Depois de 21 anos de sua partida já estava mais que na hora do Estado em que viveu por quase três décadas e meia reconhecer sua atuação e lhe prestar essa homenagem.

 

  

Deixe uma resposta