MENSAGEM DO MONGE MARCELO BARROS PARA O Pe. FABIO POTIGUAR


Palavras para a celebração dos 25 anos de ministério presbiteral do padre Fábio Potiguar:

 

Queridos irmãos e irmãs,

 

Na ação de graças de hoje, a Palavra de Deus que escutamos hoje vem antes de tudo da pessoa e da vida do nosso querido irmão, o padre Fábio Potiguar. Podemos dizer com segurança:  o fato do padre Fábio celebrar 25 anos de ministério e de perseverança nesta missão presbiteral não foi um caminho fácil. De fato, Fábio venceu todas as dificuldades, mas o segredo não vem da capacidade dele e sim da força de Deus manifestada na pessoa do nosso irmão. Apesar de que ele tem o seu coração todo de Deus e vive visceralmente o amor solidário aos irmãos, esta fidelidade não é dele. É a própria fidelidade de Deus que o tem sempre protegido e guiado no caminho e principalmente nestes tempos conturbados e exigentes que vivemos.

Ao comentar um salmo, Santo Agostinho dizia: “Deus é fiel a nós porque cumpre sua promessa.  Nós somos fieis não porque cumprimos o que prometemos (às vezes, não cumprimos). Somos fieis porque cremos na sua promessa e a ela nos agarramos”. Exatamente. Aí está a fidelidade que vemos no fato de Fábio chegar hoje a 25 anos de ordenação presbiteral.

Esta tradição de celebrar jubileu vem da Bíblia. Jubileu é um termo que vem do hebraico jobel e significa trombeta. Indica a trombeta do julgamento. O livro do Levítico 25 prescreve que, a cada 50 anos, se toque a trombeta e se proclame um ano de anistia das dívidas, um ano de libertação dos escravos e de descanso para a terra. Na sinagoga de Nazaré no inicio de sua missão na Galileia, Jesus leu o texto de Isaías que proclama um ano de jubileu como ano da graça de Deus para todos e depois de ler o texto, afirmou: Hoje se cumpre esta Palavra da parte de Deus (Lc 4, 16 – 21).

Agradeçamos a Deus o fato de que Fábio soube fazer do seu ministério a proclamação deste jubileu libertador que Jesus veio trazer ao mundo. Agradeçamos a Deus que Fábio tem sido fiel a esta vocação profética através da sua inserção na vida dos pobres e dos pequeninos de Deus. Quem o acompanha sabe que  toda a sua vida e agora, seu ministério de padre, na Igreja das Graças e na Igreja das Fronteiras tem sido sempre testemunho de que o reinado divino está em gestação no mundo, mesmo em meio a todos os sofrimentos que vivemos.

Demos graças ao Senhor que nos dá o privilégio de testemunhar a fidelidade divina na vida de Fábio e recebamos de Deus hoje a confirmação da nossa missão (missão de toda a comunidade) de apoiá-lo em seu caminho missionário e de ser para ele a comunidade fraterna, com a qual ele conta para continuar firme até o jubileu de ouro daqui a mais 25 anos e além disso, por toda a sua vida. Como Maria, cantemos com Fábio: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu Nome.

 

Deus abençoe a ele e a vocês. Irmão Marcelo Barros.

Deixe uma resposta