18 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS

 

 

No dia 18 de maio, desde 1977, é celebrado o Dia Internacional de Museus. Nas palavras do ICOM – International Council of Museums, seu idealiza- dor, o objetivo da data é chamar a atenção para que “Museus são um importante meio de inter- câmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.

Museus do mundo todo organizam, nessa data, eventos e atividades a partir de um tema comum proposto pelo ICOM. No último ano, cerca de

37.000 museus, de mais de 150 países, participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa. No Brasil, o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus coordena a Semana Nacional de Museus, que já está em sua 18ª edição, estendendo a comemoração dessa data.

O tema proposto pelo ICOM para este ano foi: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Todos os museus brasileiros foram convidados a refletirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. Eram  muitas as possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos,  como na relação dos museus entre si.

 

Na Semana de Museus foram lançados dois desafios: Que os museus olhem seus acervos procurando a representatividade dos vários integrantes do tecido social. E, também, que os museus intensifiquem sua articulação em redes, disseminando conhecimento e soluções, apoiando o desenvolvimento e as ações dos demais, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas aos seus públicos.

Os desafios colocados pelo Ibram para a Semana Nacional de Museus instigaram a questionar a atuação e possibilidades dos museus e de nossos museus.

O tema proposto era abrangente, sempre atual, instigante e desafiante. Cada museu brasileiro teria a oportunidade de dar  uma importante contribuição a respeito, a partir de sua visão e possibilidades. Museus são agentes de mudança. Museus são dinâmicos.

Em 2020, a Semana Nacional de Museus aconteceria de 18 a 24 de maio, tendo início, exatamente, no Dia Internacional de Museus.

A Casa Museu, integrante do Ibran e que compõe o Memorial Dom Helder Camara, estava preparando uma Semana muito especial, em parceria com a Casa de Frei Francisco, o braço social do IDHeC e que realiza um trabalho de apoio ao estudos e preparação para o mercado de trabalho de 100 jovens das comunidades dos Coelhos e Coque.

Em virtude do grave momento em que vive o mundo inteiro, nos últimos meses, a Pandemia e ameaça que a Covid-19 traz para a humanidade, a 18ª Semana de Museus foi suspensa. Mas, deixamos aqui o registro, para nos lembrarmos da importância dos museus na preservação da história da humanidade. 

CASA MUSEU

 


 

Deixe uma resposta