Recife, 08 de maio de 2020
CARTA ABERTA DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ
Para os excelentíssimos Senhores
Paulo Henrique Saraiva Câmara – governador do estado de Pernambuco
Geraldo Júlio de Mello Filho – prefeito da cidade do Recife
Em primeiro lugar queremos aplaudir a iniciativa de formação do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, por parte do Consórcio Nordeste, do qual o estado de Pernambuco é não apenas integrante, mas uma de suas principais lideranças.
Em virtude do grave momento em que vivemos, em todo mundo e, de sobremaneira, em Recife e no estado de Pernambuco, vimos, manifestar o nosso apoio ao proposto no Boletim de nº 06, emitido pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, Consórcio Nordeste e Projeto Mandacaru em relação a:
01 – Manutenção das medidas do Isolamento Social;
02 – Instalação do Lockdown no estado de Pernambuco;
03 – Centralização das Vagas em UTI e, aqui, reiteramos o nosso apoio ao Manifesto Leitos Para Todos + Vidas Iguais, que propõe a garantia do acesso universal e igualitário a todos os pacientes com casos graves da doença que necessitem de leitos de internação e terapia intensiva através do Sistema Único de Saúde (SUS). (https://docs.google.com/forms/d/1d04ORfsgWgQc-Isxv0SaLz29Pr16zhRycqfAQjYKHTQ/viewform?edit_requested=true)
4 – Medidas para implantação das Brigadas de Saúde;
5 – Contratação de médicos intensivistas;
6 – Proteção às equipes de saúde;
7 – Desinfecção rigorosa de banheiros para prevenir infecção hospitalar;
8 – Sala de situação e controle em operação;
9 – Recomendações sobre testes para COVID-19 por RT-PCR;
10 – Subcomitê de assessoria estratégica.
Diante dos problemas que vêm acontecendo de identificação de mortos pela Covid-19, ocorridas na rede pública, muitas famílias ficam sem nenhuma informação sobre seus entes queridos.
Apoiamos a sugestão já feita por alguns setores da sociedade que seja criada, em Pernambuco, uma Comissão da Verdade dos desaparecidos da Covid-19 para que, ao final dessa crise, sem precedentes na história de nosso Estado, possam, os sepultados sem identificação, serem identificados e suas famílias notificadas.
Certos de contar com a sua atenção, ficamos no aguardo de que sejam tomadas, com celeridade, as providências que o combate à Covid-19 requer.
Atenciosamente,
Antonio Carlos Maranhão de Aguiar
Coordenador da Comissão de Justiça e Paz – AOR
Maria Luíza Alessio
Vice coordenadora da Comissão de Justiça e Paz – AOR
Um comentário sobre “CARTA ABERTA DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ”
A responsabilidade e sensatez de alguns governadores e prefeitos do nordeste deveriam servir de exemplo ao alto comando desse país que subestima e ironiza o que o ser humano tem de mais caro,A VIDA.