NOTA DE APOIO A LUTA DOS PETROLEIROS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

 
NOTA DE APOIO À LUTA DOS PETROLEIROS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS
“Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade” 

Papa Francisco

Cúpula Pan-Americana de Juízes,
04-06-2019
A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife vem a público manifestar seu apoio aos petroleiros na sua luta contra a privatização da Petrobrás. Essa luta contra o desmonte na Petrobrás é também a luta de todos os brasileiros pela soberania e autonomia do País em relação ao processamento de derivados de petróleo, um setor estratégico da economia.

A política de privatização de ativos da Petrobrás, afeta diretamente a população, uma vez que, para viabilizá-la, a Petrobrás alinhou seus preços ao mercado internacional do petróleo e diminuiu a capacidade de processamento nas refinarias, com consequentes aumentos abusivos da gasolina, diesel e gás de cozinha, afetando diretamente o consumidor brasileiro.

Privatizar a Refinaria Abreu e Lima, a mais moderna refinaria brasileira já construída, como dizem os documentos da própria Petrobras, hoje prejudicada pela esdrúxula decisão de não concluir a implantação de sua segunda linha, afeta a arrecadação fiscal, o emprego, salários e projetos socioambientais especialmente no Nordeste.

Assegurar que o petróleo, bem estratégico do povo brasileiro, continue a ser tratado como patrimônio nacional, é missão de todos nós, pois não existe um processo maciço de privatização dos bens naturais de uma nação sem que a dimensão social da justiça seja ameaçada.
Essas justas preocupações nortearam a posição da Arquidiocese de Olinda e Recife e de seu arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido nas reuniões mantidas com uma comissão de petroleiros.

O apoio ao protagonismo dos petroleiros nessa luta, que é de todos os brasileiros, é fundamental para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe uma resposta