MUSEUS PARA A IGUALDADE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO


No dia 18 de maio, desde 1977, é celebrado o Dia Internacional de Museus. Nas palavras do ICOM – International Council of Museums, seu idealizador, o objetivo da data é chamar a atenção para que “Museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.
Museus do mundo todo organizam, nessa data, eventos e atividades a partir de um tema comum proposto pelo ICOM. No último ano, cerca de 37.000 museus, de mais de 150 países, participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa. No Brasil, o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, coordena a Semana Nacional de Museus, que já está em sua 18ª edição, estendendo a comemoração dessa data.
O tema proposto pelo ICOM, para este ano, é: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Oportunidade em que convidam todos os museus brasileiros a refletirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. São muitas as possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si.
Foram lançados, nesta Semana de Museu,s dois desafios: Que os museus olhem seus acervos procurando a representatividade dos vários integrantes do tecido social. E, também, que os museus intensifiquem sua articulação em redes, disseminando conhecimento e soluções, apoiando o desenvolvimento e as ações dos demais, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas aos seus públicos.
Os desafios colocados pelo Ibram para a Semana Nacional de Museus instigam questionar a atuação e possibilidades dos museus e de nossos museus.
O tema proposto é abrangente, sempre atual, instigante e desafiante. O Ibranacredita  que cada museu brasileiro tem uma importante contribuição a respeito, a partir de sua visão e possibilidades. Museus são agentes de mudança. Museus são dinâmicos.
Em 2020, a Semana Nacional de Museus acontece de 18 a 24 de maio.
O Ibran enviou convite para que as instituições participem dessa grande celebração museal|!
E a Casa Museu, integrante do conjunto de Museus do Ibran, não poderia deixar de attender a esse desafiante convite. Para isso está preparando uma programação especial, sobre a qual falaremos na próxima quinta-feira. É só aguardar e descobrir o que está sendo preparado para você nesse 18ª Semana Nacional de Museus.
Acesse: eventos.museus.gov.br

Um comentário sobre “MUSEUS PARA A IGUALDADE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Deixe uma resposta