111 ANOS DO NASCIMENTO DE UM PROFETA

No dia 07 de fevereiro de 1909 Fortaleza se iluminava para receber o pequeno profeta que mudaria a história da Igreja, no Brasil e no Mundo.
Um profeta que gostava de música, de poesia, de livros, de cinema, teatro, dança, enfim, que amava a arte, como uma forma de realização do ser humano, ao realçar a beleza da vida.

Sendo ele próprio um poeta e escritor, tinha a alma sensível aos apelos artísticos, algumas vezes incompreendidos, mas, nem por isso, menos belos.
E esse profeta, profeta, escritor, cujo momento maior, melhor, mais bonito e mais importante do dia, era a celebração eucarística, gostava também de carnaval. Todos os anos, no dia de seu aniversário natalício, após a celebração da santa missa, os blocos o aguardavam, no pátio das Fronteiras, para prestar a sua homenagem. E como o Dom se divertia, levantando as mãos, se misturando aos foliões, participando daquela alegria, sobre a qual disse, certa vez:

“Carnaval é uma alegria popular. Direi mesmo uma das raras que ainda sobram para minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos aqui e ali cometidos por foliões, ou o farisaísmo ou falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval.

BRINQUE MEU POVO QUERIDO. Minha gente queridíssima. É verdade que 4ª feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida”.

Por isso para celebrar a vida desse grande profeta, defensor da justiça e portador da alegria, o IDHeC – Instituto Dom Helder  Camara realizará, no próximo dia 7 de fevereiro, às 19h, na igreja das Fronteiras, o primeiro Sarau do ano. Dessa vez a Folia será a grande atração da noite, que começará com a recitação de quatro poesias de Dom Helder, pelos jovens da Casa de Frei Francisco. Em seguida, a cantora e compositora Cylene Araújo fará uma apresentação cantando músicas de carnaval, bem ao gosto do Dom.

A noite será encerrada com uma apresentação, no pátio da igreja das Fronteiras, do bloco Artesãos de Pernambuco, acompanhado pela orquestra de pau e corda Evocações, com o maestro Barbosa.

E no domingo 9, às 11 horas da manhã, haverá a concelebração Eucarística em ação de graças pela vida de Dom Helder, para a qual todo o clero da Arquidiocese está convidado a participar.

Registramos aqui os agradecimentos do IDHeC ao ator Júnior Aguiar, por preparar a apresentação dos meninos da Casa de Frei Francisco, à Fundarpe, que deu total apoio ao evento e a Cyilene Araújo, ao Bloco Artesãos de Pernambuco e ao maestro Barbosa, por sua participação que alegrará e dará um brilho especial ao nosso Sarau.

Todos e todas estão convidados a participar do Sarau e da Concelebração e a convidar os familiares e amigos. Vamos celebrar a vida do Dom.

Deixe uma resposta