Cinco dias depois de ser assaltado e vandalizado o CEDOHC – Centro de Documentação Dom Helder Camara – segue em sua reorganização, recolhendo e inventariando o material levado e, descobrindo novas perdas.
Para uma dinâmica que era feita com as crianças que visitam o Memorial, eram usadas lanternas em uma brincadeira divertida e que mostrava a elas a história de Dom Helder. Para essa atividade havia, no CEDOHC, 30 lanternas. Todas foram levadas pelos assaltantes.
A bagunça deixada foi grande e a reorganização leva tempo e dedicação. Ao término do levantamento do que restou no CEDHOC existe ainda a possibilidade de serem detectadas mais objetos roubados.
A divulgação através da imprensa foi fundamental para que as pessoas se solidarizassem, dando seu apoio imediato, sugestões para arrecadação de fundos, se propondo a participar de campanhas, enfim, buscando e oferecendo formas de ajuda.
Nessa segunda-feira, à tarde, os dois funcionários que chegaram primeiro ao local na sexta-feira prestaram depoimento na delegacia da Boa Vista, onde o caso está sendo investigado.
A diretoria fará uma nova reunião, nessa quarta-feira, para apresentação de propostas e aprovação das mais viáveis, para a recuperação do CEDOHC e, consequentemente, a retomada dos trabalhos, cuja interrupção atingiu também o setor administrativo.
As providências para a recuperação fiação já estão sendo tomadas, assim como o reforço na segurança do prédio.
O roubo de fios para extração de cobre é um negócio lucrativo e vem acontecendo em Recife já há algum tempo. Até as caixas de fios de telefonia e internet são alvo desses vândalos, deixando dezenas de pessoas com seus telefones mudos e internet interrompidos por vários dias.
Em breve estaremos anunciando as decisões tomadas e a direção que seguirá o IDHeC na busca dos recursos para a recuperação do CEDOHC e do setor administrativo.
Por enquanto você pode ajudar fazendo algum tipo de doação que pode ser em dinheiro ou em equipamento.
Informações pelos telefones: (81) 3421-1076 / 3231 – 5341
E-mail: idhec.org@gmail.com
Whatsapp – (81) 99857-3994