“No clima de Natal, peçamos a Criança que nos foi dada para salvar o amor entre os homens e o Pai Celeste, que as crianças do mundo inteiro, longe de serem submetidas a matanças ou condenadas a uma vida mutilada, tenham a realidade do que estabelece no papel a “Declaração Universal dos Direitos da Criança”: desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social”. Dom Helder Camara
Talvez ninguém entendesse mais profundamente o sentido do natal do que Dom Helder Camara. Seu amor pelos pequeninos, os mais pobres, os oprimidos, sem vez e sem voz, lhe mostravam, com toda clareza, o significado do Natal.
Com certeza ao pensar que Deus poderia ter trazido seu Filho ao mundo em meio a palácios e riquezas e, em vez disso, preferiu que o Menino Deus nascesse em uma estribaria, tivesse como berço uma manjedoura onde comiam os animais e fosse envolto em panos simples e não em finas roupas de linho e bordado, o profeta Helder compreendia a mensagem de humildade e simplicidade que o nascimento encerra, vivida por José Maria a cada porta que se fechava, a cada não que ouviam. Deus mostrava ao mundo que até o seu filho foi rejeitado e excluído e que isso não devia acontecer mais. E foi pregando a justiça, a inclusão e o amor que Jesus viveu toda a sua vida e partiu deixando a esperança plantada no coração de cada homem, de cada mulher, geração após geração e a certeza de que nunca estaremos sozinhos.
E para celebrar o nascimento do menino que mudou o mundo o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, abre as portas da igreja das Fronteiras para uma celebração de natal muito especial: o Auto de Natal das Fronteiras – Um Natal com Dom Helder, com roteiro e direção de Junior Aguiar.
Imerso na pesquisa da vida de Dom Helder Camara desde a criação da Trilogia Vermelha, da qual o terceiro espetáculo é pro(FÉ)ta – o bispo do povo é sobre a vida de Dom Helder, o ator, roteirista e diretor Júnior Aguiar foi se encantando, cada vez mais, com o poeta Helder, com seus ensinamentos e exemplo de vida. Envolvido nessa pesquisa, teve a inspiração de criar um Auto de Natal onde Dom Helder estivesse presente. A proposta foi apresentada ao IDHeC – Instituto Dom Helder Camara e imediatamente aceita, com total apoio.
Além de Júnior Aguiar, que interpretará Dom Helder, o Auto das Fronteiras terá a participação de Asaías Rodrigues – Zaza, seu parceiro do Coletivo Grão Comum, interpretado Jesus adulto, a atriz Augusta Ferraz como Nossa Senhora da Assunção Das Fronteiras, a professora Rebeca Silva encarnando Maria e seu filho Guarani, que fará Jesus menino, o rapper e trabalhador Jeferson Silva no papel de José, a cantora Yane Cordeiro interpretando a doçura dos Anjos, o terapeuta holístico do método Tacai Daniel Fialho representando os Pastores Andinos e, interpretando os sábios magos teremos o Monge Marcelo Barros representando a Igreja o Cristianismo, o Xamã Fulgi-ô Megaron Matos representando a Nação Fulni-ô/Jurema e o aborixá Alexandre L’ómi L’ódò, representando o Culto Nagô/Candomblé.
SINOPSE
O espetáculo celebrará o nascimento de Jesus Cristo, de forma ecumênica, buscando diálogos inter-religiosos com as religiões de matrizes indígenas e africanas.
A história começa com a projeção de imagens da criação do mundo e dos seres vivos, dos astros e estrelas em órbitas universais, e contempla a entrada de D. Helder a bailar dentro desta sinfonia, dançando em oração ao Pai e declamando poemas que celebram “o mistério da criação fazendo de cada dia um cântico das criaturas”, celebrando a Comunhão “que dura o dia inteiro, em contato íntimo e profundo com todas as criaturas humanas”, buscando solidarizar-se com todas as barreiras de língua, de raça, de crença e de ideologia, pedindo para que possamos abrir o coração e lembrando que “o canto da terra que escolheste para teu filho nascer… é assim como o Nordeste, imagem da Palestina”. O espetáculo indaga através das palavras de D. Helder: “Como está Cristo dentro de cada um de nós? Largado? Abandonado? Esquecido? Invisível? Quem está se preparando para o Natal?\”.
O Auto das Fronteiras, uma realização do IDHeC e que conta com o apoio cultural da FUNDARPE será apresentado nos dias 21 e 22 de dezembro, às 18h, na igreja das Fronteiras, com uma duração prevista para 1h15 e será o presente de Dom Helder Camara para todos e todas nesse final de 2019, reavivando em cada um, em cada uma, a esperança que o nascimento do menino Deus veio trazer para a humanidade.
E dando continuidade às atividades para o mês de dezembro a igreja das Fronteiras celebrará a missa de Natal do dia 24 de dezembro às 19h e a missa de Ano Novo, no dia 31 de dezembro, às 19h.
Todos e todas estão convidados a participar e compartilhar esse convite com seus familiares e amigos.
Venha celebrar conosco o Natal, nos preparando para um Ano Novo cheio de vida e esperança.