Na terça-feira, 26 de novembro, aconteceu no auditorio do bloco B da Universidade Católica, a segunda parte do evento sobre a digitalização do acervo de Dom Helder Camara, uma parceira com a Prefeitura do Recife, a Unicap e a Cepe, dando continuidade ao primeiro evento, acontecido no dia 18 de novembro.
Com o título “Preservação e digitalização das memórias de Dom Helder, o evento contou, na composição da mesa com a participação de Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, diretor executivo do IDHeC, do Prof. Degislando Nóbrega, representando a UnicaP, Martiniano Lins Filhho, representando a Cepe e Leda Alvez, representando a Prefeitura da Cidade do Recife, tendo como facilitador Danilo.
Em sua fala, Antônio Carlos ressaltou a importância da parceria entre o IDheC, a Unicap, a PCR e a Cepe na digitalização do acervo de Dom Helder pois, ao colocar esse material na web e disponibilizá-lo gratuitamente para consultas em qualquer parte do mundo, “se está disponibilizando não um simples acervo, mas uma fonte de pesquisa, de aprofundamento na fé, da fé com obras, do destemor, da preferência pelos pobres, da vida pobre, não tendo um valor mensurável”.
São programas de rádio, discursos, palestras, entrevistas, imagens, que contam a história da vida de uma das maiores personalidades do século XX. Seu carisma, suas ações e suas falas extrapolam os limites da religião e tornam Dom Helder Camara não apenas um arcebispo da Igreja Católica mas também em um cidadão do mundo.
A secretária de cultura da cidade do Recife, Leda Alves, que teve o privilégio de conviver com Dom Helder desde o momento em que ele chegou aqui, flou da grandeza daquele homem tão pequeno, tão franzino, mas que era um gigante na luta pela libertação dos oprimidos.
Encerrou a sua fala com uma frase de Dom Helder: “Quanto mais escura é a noite, mas encerra em si a madrugada”.
Filipe Xavier, historiador do CEDOHC, falou, ao lado das estagiárias projeto de extensão, Mariana Prudente, Lindomar Alves e Maruza Campelo, também falaram sobre a importância da digitalização e o andamento dos trabalhos.
A parte do acervo de Dom Helder que está disponível para consulta pode ser acessado no portal CEPE.DOCS.
É só clicar e descobrir as preciosidades escritas por Dom Helder e beber da fonte de sua sabedoria.
GALERIA DE FOTOS