A MISEREOR é uma Obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento, que, há mais de 50 anos, está comprometida com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina. A ajuda de MISEREOR dirige-se a todas as pessoas que sofrem necessidade – independentemente da sua religião, raça, cor ou sexo.
Sua missão é auxiliar os membros mais fracos da sociedade: os pobres, os doentes, os famintos e os desprivilegiados. Não importa se são homens ou mulheres que necessitam ajuda, qual a sua religião ou naturalidade. O amor ao próximo é uma atitude fundamental da vida cristã que MISEREOR visa traduzir em ação concreta, pois, como nos diz o evangelho, os pobres são nossos irmãos e irmãs com o direito a uma vida digna.
A comitiva era composta por dezessete doadores da Misereor. De acordo com um dos membros da comitiva, Madeleine Bröcke, a cada cinco anos alguns doadores da Misereor visitam os países e projetos apoiados e também passam a conhecer novas iniciativas que tenham potencial para receber ajuda.
Parceira da CENDHeC – Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, há muitos anos, o grupo alemão escolheu visitar o Recife porque já conhece e acompanha o trabalho desenvolvido por Dom Helder Camara, em favor das comunidades mais pobres, desde o período de seu episcopado. E, através do CENDHEC, ao programar a vinda ao Recife, solicitou que fosse incluída uma visita ao IDHeC, para conhecer o “Chão do Dom” e o seu braço social, a Casa de Frei Francisco.
A visita aconteceu na segunda, 21 de outubro, quando foram recebidos por membros da diretoria, Conselho Curador e funcionários do IDHeC.. Na parte da manhã, a partir das 11h, a comitiva da MISEREOR conheceu o Memorial Dom Helder Camara – igreja das Fronteiras, Casa Museu e Exposição Permanente e, no Espaço Dom Lamartine, ouviu um pouco da história de Dom, através de relatos e depoimentos.
Foi entregue aos representantes da MISEREOR um exemplar da Fotobiografia Dom Helder Camara – o Santo Revelado, que gostaram mito do livro e ficaram impressionados com o seu conteúdo.
Às 13h começou a segunda parte da visita , que foi à Casa de Frei Francisco, onde a comitiva teve a oportunidade de ver de perto a continuidade do sonho de Dom Helder, de proporcionar um futuro para jovens em situação de risco.
Na Casa de Frei Francisco foi partilhado o almoço e, em seguida, a comitiva pode ouvir depoimentos de jovens que fazem parte da CFF ou já fizeram, conversar com esses jovens e funcionários da Casa.
Às 15h30 a comitiva se dirigiu à Olinda onde foi à Sé visitar o túmulo de Dom Helder.
Na terça-feira, 22, foi a vez da visita ao CENDheC e na quarta-feira, 23, foi a visita à Arquidiocese de Olinda e Recife, onde foi recebida pelo bispo auxiliar Dom Limacedo e pelo arcebispo Dom Fernando Saburido.
No Brasil a Misereor apoia anualmente mais de 1.000 projetos de organizações como a Cáritas, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), CIMI (Conselho Indigenista Missionário), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e CPT (Conselho Pastoral dos Pescadores).
IGREJA DAS FRONTEIRAS
CASA MUSEU
EXPOSIÇÃO PERMANENTE
ESPAÇO DOM LAMARTINE
|
|
CASA DE FREI FRANCISCO