Há 30 anos era promulgada a Constituição Estadual de Pernambuco, que deu uma nova forma à Carta Magna a fim de que se adaptasse à Constituição do Brasil de 1988. A promulgação aconteceu no dia 05 de outubro de 1989, após 352 dias de trabalho.
Para celebrar a data a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou uma Reunião Solene, na terça-feira 08 de outubro, quando entregou a medalha comemorativa dos 30 anos da promulgação da Constituição estadual a 124 personalidades e entidades e, entre elas, o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara.
Outros eventos dão continuidade às comemorações desses 30 anos da promulgação da Constituinte Estadual.
Na quarta-feira, 09 de outubro, realizou-se o Mutirão Constitucional, quando foram oferecidos serviços à população, em parceria com diversos órgãos do Estado. Na próxima quarta (16), será realizado o Simpósio “30 anos da Constituição Pernambucana de 1989: experiências e perspectivas do constitucionalismo estadual”, promovido pela Consultoria Legislativa da Casa em conjunto com o Instituto Egídio Ferreira Lima.
O IDHeC, que foi representado por sua Gestora, Luciana Valença, se sente muito honrado em fazer parte dos homenageados e espera que o cumprimento da Constituição, seja estadual, seja federal, seja sempre uma prioridade para todas as Casas Legislativas.