JUVENTUDE DHCISTA: OS JOVENS ENCONTRAM DOM HELDER


No dia 18 de agosto de 1996 por ocasião da celebração dos 65 anos de sacerdócio de Dom Helder Camara, ele e o amigo Abbé Pierre, fundador dos Trapeiros de Emaús, escreveram juntos o “Apelo aos humanos” onde há um trecho dirigido aos jovens, que diz:

“Vocês são a esperança do amanhã. O terceiro milênio é de vocês. Há ainda muita miséria no mundo. É preciso que vocês trabalhem sem cessar, em favor da partilha e não da competitividade: seja esta a regra de sua vida. Sem partilha (partilha dos bens, das riquezas, do trabalho, do tempo livre, do saber, do saber fazer) não haverá justiça nem felicidade para todos. E sobretudo os mais fracos, os mais pobres, os menos dotados, sofrerão mais.

Engajem-se vocês que são jovens! Trabalhem sem cessar! Sejam competentes em sua profissão … Lavrador ou motorista, advogado ou médico, vocês serão ouvidos somente se forem reconhecidos competentes. Mas não esqueçam a regra de toda paz, de toda justiça, de toda solidariedade: servir e fazer que sejam servidos, primeiro e em todo lugar, os mais pobres …” (http://institutodomhelder.blogspot.com/2016/08/apelo.html)

Por essas palavras já podemos imaginar o tamanho da que sentiria Dom Helder com criação de um grupo de jovens, justamente em seu chão, no terraço da igreja das Fronteiras, o Espaço Dom José Lamartine.

E foi exatamente isso que aconteceu no sábado, 05 de outubro, com a fundação do grupo de jovens Juventude Dhcista, tendo como referência Dom Helder Pessoa Camara, um dia após a data em que é celebrado o dia de São Francisco.

Formado inicialmente por 15 jovens da Paróquia de São Paulo Apóstolo, o grupo tem como coordenador Guilherme Souza.

A ideia de criar o grupo surgiu depois que alguns desses jovens participaram do Grito dos Excluídos no dia 07 de setembro e perceberam a necessidade da criação de um grupo de jovens comprometidos com o Evangelho de Cristo, que exige uma prática árdua, sinceridade na alma, verdade no coração e renúncia da zona de conforto.


A partir da criação do grupo serão realizados debates através de leituras da Escritura e da análise de livros, agregando também outras áreas do conhecimento como história, filosofia, sociologia e antropologia, tendo em vista que o processo de socialização compreende uma complexa influência sobre a teologia e sua interpretação.

A mística, a espiritualidade e o compromisso com pautas universais, como a Ecologia, a manutenção da Criação, são pontos importantes que serão priorizados no grupo.


Da reunião de fundação participaram oito dos quinze jovens que compõem o grupo, Rogério, representando a Tenda da Fé, Luciana, gestora do IDheC, Clarinda e Antônio Carlos que conduziu a reunião e trabalhou com o grupo a Carta aos Jovens escrita por Dom Helder em 29 de junho de  1967.
“Deve ser horrível chegar tarde demais a um Mundo todo feito. Mas isto só acontece com quem carrega a tristeza de não ter olhos de ver e imaginação criadora”. Dom Helder Camara

Deixe uma resposta