O último sábado, 14 de setembro, foi de muito movimento para o Memorial Dom Helder Camara, que abriu suas portas e recebeu muitas e animadas visitas.
No começo da tarde Jô Mazzarolo, direto de jornalismo da rede Globo Nordeste acompanhou o Pe. Cosmo Francisco para conhecer o Memorial Dom Helder Camara. O Padre Cosmo estava de férias em Recife e retornou à Itália no dia 16, para dar continuidade ao curso de Mariologia que está fazendo em Roma. Ele fará a sua dissertação de mestrado sobre a devoção Mariana de Dom Helder.
Os dois foram acompanhados pelos jornalistas da TVV Globo Tiago de Medeiros e André Gallindo, casado com uma sobrinha neta de Zezita e que teve boas recordações do local, onde costumava brincar, quando criança, pulando na cama do Dom.
Os visitantes foram recebidos pelo historiador do CEDOHC, Filipe Xavier e pela irmã Vanda, que conduziram a visita guiada, mostrando todas as dependências do Memorial.
Todos amaram a visita. O Padre Cosmo disse que adorou a cordialidade e o tratamento com o qual foram recebidos.
É muito bom receber visitas no IDHeC, mostrar o Memorial e contar um pouco da história do Dom. Para reforçar ainda mais o conhecimento sobre a vida de Dom Helder, na saída adquiriu um exemplar da Fotobiografia Dom Helder Camara – o Santo Revelado.
GALERIA DE FOTOS
SEGUNDA VISITA: IRMÃS SALESIANAS
Um pouco mais tarde aconteceu a segunda visita. Dessa vez foram cerca de 50 irmãs integrantes das nove inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora de norte a sul do Brasil, nas quais as irmãs levam aos jovens o carisma educativo salesiano.
A visita foi organizada pela irmã Consuelo, da ordem beneditina, que, ao lado da conselheira do IDHeC Elizabeth Barbosa, recebeu as irmãs no Espaço Dom José Lamartine, o terraço da igreja das Fronteiras e fizeram um breve relato sobre a vida de Dom Helder.
Após a gerente do IDHeC, Luciana Valença, dar algumas informações sobre o local, as irmãs foram conduzidas para a igreja, onde teve início a visita guiada, que foi conduzida por Filipe, Vanúzia, Irmã Vanda, Marúsia e Lindomar.
As irmãs visitaram todo o memorial, ouvindo as explicações, as histórias sobre o Dom e se encantando com a vida daquele que, até hoje, continua sendo exemplo e luz para muitas pessoas, no Brasil e no exterior.
Ao final da visita as irmãs voltaram ao Espaço Dom Lamartine onde cada inspetoria recebeu o livro Igreja Vida Nova e o card do IDHeC, com o desenho de Dom Helder feito pelo jovem artista Francisco Moraes.
A irmã Consuelo levou os livros das Jornadas Teológicas para cada uma das inspetorias beneditinas assim como as inspetorias salesianas também receberam.
Houve ainda um sorteio de livros com as irmãs presentes.
Estiveram representadas na visita as seguintes inspetorias salesianas:
Inspetoria Madre Mazzarello (BBH – Belo Horizonte)
Inspetoria Nossa Senhora da Paz (BCB – Cuiabá)
Inspetoria Imaculada Auxiliadora (BCG -Campo Grande)
Inspetoria Laura Vicuña (BMA -Manaus)
Inspetoria Santa Teresinha (BMT – Manaus)
Inspetoria N. Sra. Aparecida (BPA -Porto Alegre)
Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE –Recife)
Inspetoria N. Sra. da Penha (BRJ -Rio de Janeiro)
Inspetoria Santa Catarina de Sena (BSP – São Paulo).
Foi realmente uma bela e enriquecedora tarde para os que fizeram a visita e para quem os recebeu, em uma troca de informações e conhecimentos.
O Memorial Dom Helder Camara está esperando por você para uma visita. Venha conhecer o Chão de Dom Helder e descobrir as histórias sobre a vida e obra de Dom Helder.
Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, terá início a 13ª Primavera dos Museus e haverá uma extensa programação com palestras, roda de conversa e visita guiada. As inscrições são gratuitas e terá certificado de participação.
Confira nos links abaixo:
Contatos pelo telefone: (81) 3241-1076.
GALERIA DE FOTOS