No dia 19 de dezembro de 2018 a Arquidiocese de Olinda e Recife concluiu, oficialmente, a fase diocesana do processo de beatificação e canonização de Dom Helder Camara
A documentação coletada durante a fase arquidiocesana foi então encaminhada ao Vaticano, para a próxima fase do processo.
Ontem, quinta-feira, 05 de setembro, frei Jociel Gomes, postulador da causa do Servo de Deus Dom Helder Camara, participou, em Roma, do início da fase romana do processo, na Congregação para as Causas dos Santos. Frei Jociel, que estava acompanhado pelo frei Carlo Calloni, foi recebido pelo chanceler dom Giacomo.
A partir de agora cabe à Congregação das Causas dos Santos analisar a documentação recebida e verificar se todos os autos foram feitos de acordo com as normas emanadas pela Santa Sé. Assim sendo será emitido o Decreto de Validade Jurídica e, em seguida, será nomeador o Relator, que acompanhará o processo e o Colaborador Externo, que irá redigir a Positio, o segundo, dos quatro passos, no caminho até a declaração de Santidade, que é um documento utilizado no processo pelo qual uma pessoa é declarada venerável.
Sendo declarado Venerável, os próximos passos são Beato e Santo. Todos e todas que admiram Dom Helder e que conhecem o sei exemplo de vida, acompanham os passos do processo, aguardando que seja, oficialmente, declarado Santo, aquele que, em vida, já era considerado como um verdadeiro santo do povo.
Um comentário sobre “TEM INÍCIO A FASE ROMANA DA CAUSA DA BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DE DOM HELDER CAMARA”
Certeza absoluta que ele sempre foi um Santo eu sempre tive desde que fui agraciado em conviver com ele. Um Santo que veio a terra disfarçado de simples mortal.