ALEPE CELEBRA A MEMÓRIA DOS 20 ANOS DA PARTIDA DE DOM HELDER


Na última quarta-feira, 21 de agosto, a Alepe – Assembleia Legislativa de Pernambuco, através de proposta do deputado Waldemar Borges, aprovada por unanimidade, realizou uma Reunião Solene em memória dos 20 anos da partida de Dom Helder para a Casa do Pai.

A Reunião aconteceu no edifício Miguel Arraes, no auditório Sérgio Guerra, às 18h, com a presença da diretoria, membros do Conselho e funcionários do IDHeC e jovens. Importante ressaltar a presença dos adolescentes e funcionárias da Casa de Frei Francisco, o braço social do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, além de autoridades civis e religiosas.

A mesa foi presidida pelo deputado João Paulo, representando o presidente da Casa, o deputado Eriberto Medeiros e composta pelo secretário de justiça de Pernambuco, representando o governador Paulo Campos, Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, Leda Alves, secretária de Cultura da Cidade do recife, representando o prefeito Geraldo Júlio, Teresa Duere, conselheira do Tribunal de Contas de Pernambuco e presidente do Conselho Curador do IDHeC, Dom Limacedo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, diretor-executivo do IDHeC.


Foi um belo momento de homenagem a Dom Helder, através dos discursos do deputado Waldemar Borges e do diretor do IDHeC Antônio Carlos Aguiar, completados pela quebra do protocolo do presidente da mesa, deputado João Paulo, que deu seu depoimento sobre Dom Helder e abriu a palavra aos componentes da mesa, ampliando assim os depoimentos para os que conviveram diretamente com Dom Helder como a conselheira Teresa Duere e o secretário Pedro Eurico.









Mas para admirar Dom Helder não é necessário ter convivido com ele, como comprovou a fala de Dom Limacedo.


Na Reunião foi exibido o curta-metragem Dom Helder: Pastor da Liberdade, que fala sobre a vida do religioso durante o período da ditadura militar. O filme foi produzido pelos jornalistas Marcos Cirano, César Almeida e Ciro Rocha, sob o patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).


Parabéns ao deputado Waldemar Borges e à Alepe pela iniciativa e prestar essa homenagem ao homem que, mesmo após 20 anos de sua morte, continua sendo exemplo de luta em prol da vida e dos direitos humanos.

Abaixo colocamos o vídeo completo da Reunião Solene.
 

Deixe uma resposta