“Mariama pede ao teu filho que esta festa não termine aqui,
a marcha final vai ser linda de viver”. Dom Helder Camara
20 ANOS DA PARTIDA DO DOM
Homem de muitas palavras, Dom Helder Camara foi também um homem de muitas imagens. Então, por que não contar a sua história por meio delas?
Essa é a proposta do livro O santo revelado – Fotobiografia Dom Helder Camara, que será lançado no dia 28 de agosto, às 19h, no Palácio de São José dos Manguinhos, Av. Ruy Barbosa nº 409, Graças, com mais de 150 imagens, narrando sua biografia de maneira diferente e contemporânea.
Sua baixa estatura e físico franzino não o impediram de se tornar um gigante quando falava a multidões dentro e fora do Brasil. De gestos largos e voz firme, o menino Helder se transformou em um dos brasileiros mais conhecidos e admirados internacionalmente.
Fã incondicional das artes e grande incentivador dos jovens talentos, na sua fotobiografia, não poderia faltar a presença de ambos. Além de várias fotos coloridas e em preto e branco, a obra vai ter xilogravura e cordel exclusivos da família Borges e ilustrações inéditas de uma novíssima geração de artistas pernambucanos.
Produzida pelo IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, organizada por Augusto Lins Soares e impressa pela Cepe – Companhia Editora de Pernambuco, a fotobiografia O SANTO REVELADO é uma obra de arte para ser adquirida, contemplada e estudada, fazendo jus à bela e singular caminhada do profeta do povo.
Há 20 anos, no dia 27 de agosto, Dom Helder fez a sua última viagem, deixando um legado de escritos, imagens e um exemplo de vida, que só os grandes sábios conseguem deixar.
Para celebrar a memória da vida profética de Dom Helder, serão realizadas duas celebrações Eucarísticas nos dias 25 e 27 de agosto e, encerrando os eventos, acontecerá o lançamento da Fotobiografia, no dia 28.
No domingo 25 de agosto de 2019, às 11h, na igreja das Fronteiras será a Celebração Eucarística – em Homenagem ao Pe. José Augusto Esteves que se despede da Capelania da igreja das Fronteiras.
De março de 2013 a 2019, Pe. José Augusto assumiu, com muita alegria, a capelania da Igreja de Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras, a igrejinha de Dom Helder, com é conhecida, substituindo Pe. João Pubben, que de 1994 a 1999 concelebrou ao lado de Dom Helder a missa das 11h e, a com a partida do Dom, assumiu as celebrações por 14 anos.
Após seis anos de muita dedicação às celebrações, Pe. Zé Augusto, por questões de saúde, passa a capelania para o Pe. Fábio Potiguar.
Na terça-feira, 27 de agosto, às 19h30, na Igreja da Sé de Olinda, Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, presidirá a Celebração da Esperança, como acontece todos os anos. É na Sé de Olinda onde estão os restos mortais de Dom Helder, sepultados entre os restos mortais de Dom José Lamartine Soares e Pe. Antônio Henrique, dois amigos muito queridos ao Dom.
Na quarta-feira, 28 de agosto, às 19h, no Palácio de São José dos Manguinhos acontecerá Uma noite memorável – sarau Lançamento da Fotobiografia de Dom Helder – O SANTO REVELADO –
Para o lançamento de O SANTO REVELADO será realizado um Sarau, dando continuidade aos que o IDHeC vem realizando, inspirado noitadas memoráveis que Dom Helder promovia no palácio de São José dos Manguinhos. Esse será o terceiro sarau do ano. O primeiro aconteceu na celebração dos 110 anos de nascimento de Dom Helder (07/02) e o segundo, na comemoração dos 55 anos da chegada de Helder à arquidiocese de Olinda e Recife (11/04).
Sendo Dom Helder um bispo da Igreja Católica, ao longo de sua vida se tornou uma personalidade universal, não sendo simplesmente representante de uma denominação religiosa, mas sendo aceito em muitas outras denominações, tornando-se referência como defensor dos direitos, fosse entre religiosos ou ateus.
Por amar a arte em todas as suas manifestações, não conseguia imaginar a vida sem ela. A realização dos saraus era uma forma de levar a arte para o palácio, através dos artistas que ali se apresentavam e das discussões filosóficas que varavam a noite.
“Mariama pede ao teu filho que esta festa não termine aqui, a marcha final vai ser linda de viver” é uma frase, da oração/poema Mariama, que ele fez ao final da Missa dos Quilombos, que mostra o quanto ele valorizava a festa e a alegria.
A fotobiografia O SANTO REVELADO conta, de maneira inédita, através de imagens, a trajetória desse profeta, que, por 90 anos, encheu de luz e sabedoria por onde passava. Na noite do dia 28 de agosto tentaremos mostrar um pouco da história do Dom, através de sua própria arte.
O sarau será conduzido por Antônio Marinho e contará com apresentação do Bale de Cultura Negra do Recife – BACNARÉ, com coreografia de Tiago Ferreira e a participação dos atores Júnior Aguiar e Daniel Barros.
Haverá também a participação dos jovens e adolescentes da Casa de Frei Francisco, o braço social do IDHeC.
Para custear as despesas de produção do livro o IDHeC está realizando uma pré-venda, através de depósito bancário. Quem adquiriu o livro através da pré-venda poderá pegar o seu exemplar no dia do lançamento nos Manguinhos e, após esse dia, na sede do IDHeC, na rua Henrique Dias, 278, Boa Vista, no horário comercial.
Organizado pelo IDHeC o lançamento de O Santo Revelado conta com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife, da Cepe – Companhia Editora de Pernambuco e da Fundarpe – Fundação de Cultura de Pernambuco.
SERVIÇO
DATA – Domingo 25 de agosto de 2019, às 11h, na igreja das Fronteiras
EVENTO – Celebração Eucarística – Homenagem ao Pe. José Augusto Esteves que se despede da Capelania da igreja das Fronteiras
DATA – 27 de agosto, às 19h, na Igreja da Sé de Olinda
EVENTO – Celebração da Esperança – Presidida por Dom Fernando Saburido
DATA – 29 de agosto, às 19h, no Palácio dos Manguinhos
EVENTO – Uma Noite Memorável no Palácio de São José dos Manguinhos – Lançamento da Fotobiografia de Dom Helder – O SANTO REVELADO