O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza, todos os anos, duas Semanas de exposições especiais: A Semana Nacional de Museus, no mês de maio e Primavera dos Museus, no mês de setembro, sempre com um tema único para os mais de mil museus que integram o Instituto em todo o Brasil.
Em 2019 a 17ª Semana Nacional de Museus acontecerá a partir da próxima segunda-feira, 13 de maio, indo até o domingo 19.
Com o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.
Durante esse período acontecerão, ao todo, 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais.
A programação completa, para todo o Brasil está disponível online, clicando aqui. O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Como resultado da busca, além da programação definida, há ainda o endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail.
Como integrante do Ibran o Memorial Dom Helder Camara preparou uma exposição especial e uma visita guiada ao conjunto do Memorial.
Com o título VIVENDO A SANTA MISSA a exposição se propõe a mostrar aos visitantes o amor de Dom Helder pela celebração da Santa Missa e como ele conectava esse momento tão importante na vida dele às manifestações culturais de uma maneira geral.
Ao incentivar a realização e participar da celebração da Missa dos Quilombos, em 20 de novembro de 1981, no Recife, ele conseguiu unir a cultura afrodescendente e a celebração da Santa Missa, com uma harmonia e beleza que encantaram e emocionaram os participantes, tornando-se um marco nas celebrações com caráter ecumênico e que festejam a diversidade cultural do Brasil.
Dom Helder era um profundo admirador da cultura em todas as suas manifestações culturais, desde a literatura e o teatro, até a música, a dança e o cinema.
Nos dias 7 de fevereiro, data de seu nascimento, sempre após às celebrações Eucarísticas, aguardavam por ele, no pátio das Fronteiras, um ou mais blocos de carnaval, para celebrar com música e frevo, a sua vida. E a alegria que sentia ao celebrar ele trazia para o pátio e se misturava aos foliões.
A Exposição Vivendo a Santa Missa estará aberta ao público a partir da próxima segunda-feira, das 13h às 16h30min, na rua Henrique Dias, 278, Boa Vista, Recife, Pernambuco, com visitas guiadas por todo o Memorial.
É uma excelente oportunidade para conhecer ou rever o “Chão de Dom Helder”.
A Exposição VIVENDO A SANTA MISSA e o Memorial Dom Helder Camara estão esperando por você.
Informações:
Telefone: (81) 3421-1076
3231-5341
Ibran – http://eventos.museus.gov.br/