Estabelecida em 08 de outubro de 2009 pela Portaria nº 001/2018, o nome da cátedra é uma homenagem ao grande profeta e defensor da vida em toda a sua plenitude.
Funciona na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), na rua do Príncipe, nº 526, no bairro da Boa Vista, em Recife-PE e tem como coordenador o Prof. Msc. Manoel Severino Moraes de Almeida, que também é diretor Cultural do IDHeC – Intituto Dom Helder Camara.
Suas áreas temáticassão a Educação em direitos humanos; justiça de transição; relações internacionais.
O objetivo principal da Cátedra é promover pesquisas acadêmicas, capacitação, informação e educação no campo dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Promover a cultura de paz por meio do legado de Dom Helder Camara.
Tem como objetivos específicos:
Promover atividades de aperfeiçoamento profissional de eventos científicos na área de direitos humanos.
Firmar convênios e contratos de cooperação e de assessoria técnica com órgãos públicos e entidades civis na área de direitos humanos.
Acompanhar e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas sobre direitos humanos.
Produzir e colaborar na produção de materiais educativas alusivos à temática.
Apoiar os cursos de graduação no sentido de trabalhar a questão dos direitos humanos de forma transversal.
São as sementes que Dom Helder espalhou pelo mundo e que caíram em terreno fértil, que brotam e dão prosseguimento ao seu incansável trabalho na defesa dos Direitos Humanos.
Para mais informações sobre a Cátedra visite o site: www.unicap.br/catedradomhelder/
Contatos podem ser feitos pelo telefone (81) 2119.4412 ou através do E-mail: catedra.domhelder@unicap.br.
\”Ajudem-me a semear sementes de Amor. Mas Amor não é semente que possa ser jogada de qualquer maneira. É importante preparar o terreno para que as sementes de amor rebentem viçosas\”. Dom Helder Camara
Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_chair_on_human_rights_dom_helder_camara-1/