Todos os anos o frade dominicano Frei Betto inicia uma campanha no tempo quaresmal, como uma ação concreta de solidariedade nesse que é o tempo de preparação para a Páscoa, a festa da ressurreição.
A cada ano Frei Betto indica, em sua campanha, uma instituição para que sejam enviadas colaborações financeiras e, se possível, angariar também colaboradores permanentes. Para esse ano a instituição indicada é a Casa de Frei Francisco.
Abaixo postamos a carta que Frei Betto envia para cerca de 1.000 e-mails e igual número de cartas via correios.
Carta de Quaresma
São Paulo, Quaresma de 2019
Queridos amigos e amigas,
Como todos os anos, volto à Campanha de Quaresma – tempo de solidariedade e justiça. Este ano, a obra social escolhida é a Casa de Frei Francisco, fundada por Dom Helder Camara, no Recife, em 1986, no final de seu arcebispado. De natureza filantrópica e beneficente, sem fins lucrativos, se mantém graças a doações espontâneas e presta serviço de forma voluntária e gratuita.
Merecedor de vários prêmios internacionais, Dom Helder fez uso deles para construir, em terreno do bairro dos Coelhos, uma casa destinada a atividades sociais em prol dos mais carentes daquela comunidade e comunidades vizinhas, como Coque e Joana Bezerra. Em homenagem a seu santo de devoção, chamou-a Casa de Frei Francisco.
A Casa funcionou por um bom tempo como albergue para moradores de rua, oferecendo-lhes acolhimento fraterno, alimentação e banhos. Depois, passou a acolher crianças e jovens das três comunidades vizinhas em situação de risco social ou vulnerabilidade.
Desde então, o foco do IDHeC (Instituto Dom Helder Camara) é manter funcionando, na Casa de Frei Francisco, o espaço educativo organizado ao longo dos últimos 21 anos (4 em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para favorecer/promover o gosto pela leitura e escrita; desenvolver e exercitar responsabilidade pelas questões ambientais; fortalecer as atividades didáticas da escola formal; oferecer apoio psicossocial; incentivar a construção da cidadania através da internalização de princípios éticos; construir e vivenciar regras e normas de convivência.
A meta é atender 120 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, em situação de risco social ou vulnerabilidade, distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), diferente do horário escolar.
Crianças e adolescentes poderão desenvolver ali hábito de leitura; raciocínio lógico; noções de informática; orientação sexual e orientação profissional.
As vagas fixas são, atualmente, para 80 adolescentes, pretendendo-se ampliar para 120. O atendimento aos adolescentes que não estão mais na Casa continua através de suporte psicossocial.
Casa de Frei Francisco: Rua Largo dos Coelhos, nº 78 – Coelhos, Recife/PE
Sua doação, ainda que de R$ 1, pode ser feita através do:
Banco do Brasil – Agência: 1833-3 – Conta: 129242-0
CNPJ: 08.799.272/0001-05
Se precisar de recibo ou alguma informação suplementar, entre em contato com: Coordenadora – Giselle Carvalho – Telefone: (81)3231.6215 – E-mail: gisellecarvalho.cff.idhec.@gmail.com
Por favor, divulgue esta campanha nas redes sociais e entre seus familiares e amigos.
Agradeço a sua solidariedade. Deus lhe pague.
Meu abraço com amizade e paz
Frei Betto