CASA DE FREI FRANCISCO: DE PORTAS ABERTAS PARA A PROMOÇÃO DA VIDA

 
“Como eu gostaria de sorver de tal modo o sofrimento alheio que, na hora mesma, meus irmãos sentissem mais leves os fardos que carregam nos ombros, as angústias que carregam no coração!” Dom Helder Camara – TRANSFUSÃO DE SOFRIMENTOS – 02.02.1979
Não era um dia comum de atividades na Casa de Frei Francisco. Afinal era um domingo. Mas logo cedo, na manhã daquele dia 24, já se podia observar uma movimentação diferente para um final de semana.

É que a Casa de Frei Francisco está sempre a postos quando se trata de colaborar para a promoção da comunidade. 

E naquele domingo não poderia ter sido diferente, ao abrir as suas portas para sediar uma ação organizada pelo grupo Bem Te Vis, em conjunto com os grupos Prosol, Samaritanos, Espalhando Luz, Resgate, Jocum Marco Zero, Restaurando Alegria,as Tia do Iniciativa Pé Na rua e as Defensorias Públicas da União e do Estado.

A concentração começou às 7h da manhã, programando as iniciativas que iriam acontecer ao longo do dia.

Às 8h os portões foram abertos para a comunidade entrar e ser recebida pelo pessoal do Jocum Marco zero e do Grupo Resgate, que ajudaram a fazer o cadastramentos das famílias e o check-in, para, em seguida,  ser servido um café da manhã cheio de comidinhas gostosas,  proporcionadas pelo pessoal dos Samaritanos, Espalhando Luz e Prosol.

Para as crianças havia brincadeiras com os palhacinhos do Restaurando Alegria e as Tia do Iniciativa Pé Na rua.
Houve distribuição de roupas,  lençóis, sapatos e de kits de creme dental.
A ação contou ainda com orientação e atendimento jurídico pela Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado e com a presença de dentistas e médicos clínico e oftalmologista.
Foi encabeçada pelo grupo Bem Te Vis, que esteve nas palafitas para fazer um levantamento das necessidades da comunidade e da quantidade de pessoas que iria participar da ação. Foi feito um cadastro com mais de 200 pessoas. No domingo também houve uma visita às palafitas, para conversar com os moradores e ver de perto a situação precária em que as famílaisias.
O Bem Te Vis faz parte do grupo Unificados do qual também faz parte a Prosol, formada oficialmente em 2014, é um grupo composto por seis coordenadores e 50 voluntários fixos, tendo como foco principal as pessoas em situação de rua, levando banho, donativos e alimentos, fazendo um trabalho pontual em datas específicas.
Para celebrar o trabalho de todo o ano o grupo, ao lado de outros que atuam na mesma área, preparam uma ceia de natal para cerca de 2.000 pessoas em situação de rua.
Quando nos deparamos com uma ação dessas, onde diversas pessoas dedicam seus momentos de descanso ou lazer organizando e proporcionando dignidade e alegria para os menos favorecidos, a gente percebe que as sementes distribuídas no Evangelho, plantadas por Dom Helder e agora regadas com muito empenho pelo papa Francisco, estão caindo em terreno fértil.
A todas essas pessoas que dedicaram o seu domingo a promover a vida daqueles que mais precisam de ajuda é uma prova de que o ser humano nasceu para ser grandioso, na medida que sai de si e vai de encontro ao outro.
E muito nos alegra que a Casa de Frei Francisco tenha sido escolhida para colaborar com essa ação, sendo, como assim tem sido desde sua fundação, o local onde a fome e sede podem ser saciados e a esperança no futuro ter a sua chama alimentada.
 

Deixe uma resposta