A arte tem seus caminhos diversos e abstratos, que levam as ideias a se misturarem e, dessa mistura, surgem as grandes obras.
A grandeza de uma arte não se mede por seu tamanho, quantidade de páginas, letras, cores ou acordes. Sua grandeza se mede pelo resultado da mistura quando se torna inusitado, belo, levando a quem entra em contato alegria ou até mesmo tristeza diante de sua compreensão, mas, sobretudo, admiração.
Quando Augusto Lins Soares, arquiteto e diretor de artes nos contactou em busca dos direitos de uso de imagem de uma foto de Dom Helder para um projeto que estava realizando, não imaginávamos que, ao concordar com o uso da foto, estaríamos incluindo Dom Helder em uma dessas obras de artes que vão ficar na história.
A foto a qual nos referimos é de um encontro, em 1999, entre Dom Helder e Chico Buarque. E a obra de arte é o livro fotobiográfico que conta a vida do cantor e compositor através de foto e que foi autorizada por ele.
O idealizador e organizador do livro conta que chegou a ver cerca de vinte mil fotos para escolher as 200 que compõe a fotobiografia.
Sobrinho de Dom José Lamartine, que foi bispo auxiliar de Dom Helder Camara, Augusto aproveitou as férias em Recife para visitar o IDHeC, onde reencontrou pessoas que conheceu quando visitava seu tio e sua avó, conheceu a diretoria do IDHeC e alguns conselheiros, visitou o Memorial e o CEDOHC e mostrou o livro, produzido pela Editora Bem-Te-Vi e pela Produtora Da Lapa e que só estará disponível para venda em março.
A foto usada na fotobiografia foi tirada pelo fotógrafo Sérgio Lobo e documenta o encontro histórico em que Chico Buarque faz uma visita ao Dom que, um mês e meio depois partiu para a Casa do Pai.
Clique aqui para ler sobre o ENCONTRO DOS DONS |
Desejamos a Augusto muito sucesso com o seu belíssimo livro. Aqui ficamos aguardando o seu lançamento.