Pe. JOÃO PUBBEN:80 ANOS DE DEDICAÇÃO AO PRÓXIMO

Hoje, 16 de janeiro, é uma data muito especial para todos os que fazem o IDHeC: é o aniversário de nosso querido Pe. João Pubben, que teve alegria de acompanhar Dom Helder por quase quatro décadas. O primeiro encontro entre os dois se deu, como diz o próprio Pe. João “em um dia de maio de 1968; tinha ele 59 e eu 29 anos”. O último, no dia 27 de agosto de 1999; ele com 90, eu com 60 anos de idade”.

Do último encontro lá vão quase vinte anos. Pe. João conta que Dom Helder foi uma presença marcante em sua vida, ajudando-o em momentos difíceis e decisivos.

Estabelecido em Dois Unidos, realizou um trabalho pastoral e social de grande importância para a Comunidade Cristã de São Vicente de Paulo, visitada regularmente pelo então arcebispo, tanto anualmente por ocasião da Festa do Padroeiro, como na programação da Campanha da Fraternidade e também em outras ocasiões.

Pe. João caminhou sempre ao lado de Dom Helder, fosse em reuniões ou eventos festivos ou em celebrações eucarísticas.

Em 1994, com a saúde debilitada, Dom Helder pediu para Pe. João ajuda-lo um pouco. Entre julho de 1994 e agosto de 1999  ele se dirigia nas tardes das terças e quintas-feiras e nas manhãs dos domingos (e às vezes ainda em outros dias) à sua residência para concelebrar com ele  a Santa Missa (como ele gostava de chamar a Eucaristia). Durante a semana, na casinha dele em torno da mesa com alguns colaboradores e amigos; aos domingos e 
em dias de festa, a Igreja das Fronteiras, geralmente repleta de irmãs e irmãos fiéis.

De acordo com as anotações de Pe. João, entre 25 de julho de 1994 e 25 de julho de 1999, foram 741 celebrações eucarísticas. Depois houve ainda 9 missas, acontecendo a última na terça-feira 24 de agosto de 1999.

Durante esse período Pe. João acompanhou o Dom em diversas celebrações, encontros, comemorações e festividades nas cidades de Recife e Olinda.

No dia da partida de Dom Helder, também lá esteve ao seu lado, durante muito tempo, segurando a sua mão e, vez por outra, colocando a mão sobre sua testa. Nesse momento Pe. João teve a oportunidade de agradecer o muito que o Dom lhe deu.

Querido Pe. João a Arquidiocese de Olinda e Recife agradece os anos que aqui viveu e tanto fez por quem mais precisava.

Que o seu dia seja repleto de graças. Que Deus o abençoe sempre e ilumine o seu caminho, lhe dando muita saúde e forças para continuar sua jornada, sempre ajudando e apoiando os que precisam, Um forte abraço de todos e todas que fazem o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara

Deixe uma resposta