FIÉIS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO XVIII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL NO RECIFE

Reproduzimos abaixo a matéria postada no portal da Arquidiocese de Olinda e Recife sobre a celebração de abertura do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, na última segunda-feira, 12 de novembro.

O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara foi representado pela diretora de Patrimônio Christina Ribeiro e pela vice-presidente do Conselho Curador Ir. Vanda Araújo

Na noite desta última segunda-feira, 12/11, a Arquidiocese de Olinda e Recife iniciou a contagem regressiva para a realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN).  A data  demarca precisamente os dois anos que antecedem o Congresso Eucarístico Nacional de 2020, a ser sediado e organizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Enfocando o tema “Pão em todas as mesas”, o Congresso ocorrerá no período de 12 a 15 de novembro de 2020 e traz como  lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. A cerimônia de lançamento do Congresso aconteceu na igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, no bairro do Espinheiro, zona Norte da capital pernambucana. O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Antônio Fernando Saburido, presidiu a Missa Solene. A igreja matriz do Espinheiro foi a escolhida para abrigar o lançamento do Congresso por uma razão muito especial: ela foi construída como legado do III Congresso Eucarístico Nacional,  ocorrido no ano de 1939, verdadeiro marco do principal evento eclesial do Brasil e sediado pela primeira vez no Recife. Na solenidade de lançamento do XVIII CEN, os fiéis e religiosos conheceram a logomarca do Congresso, o Hino e a Oração oficial. 


Centenas de membros do clero arquidiocesano, fiéis, religiosos participaram da Missa com entusiasmo. A Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese, dom Limacêdo Antônio da Silva, pelo administrador apostólico da diocese de Palmeira dos Índios, dom Genival Saraiva, pelos vigários gerais da arquidiocese, monsenhor Lino Duarte e monsenhor Luciano Brito e pelo vigário episcopal de Olinda e secretário geral do Congresso, monsenhor José Albérico Bezerra. Presidente da Comissão Litúrgica do CEN, dom Genival está responsável pela elaboração do texto-base do Congresso, que tem seu lançamento previsto para 12/11/2019, um ano antes do início do evento.


Dentre os leigos presentes, estava o leitor Isaías Leite de Lima, da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, Recife. Seu Isaías atuou por muitos anos como ministro da Eucaristia e não cabia em si de felicidade pela realização do Congresso Eucarístico no Recife. Ele informou que já participou de dez edições do Congresso Eucarístico e trazia consigo o boné temático do último, o VXII CEN sediado na cidade de Belém (PA), realizado em 2016.

Em sua homilia, dom Fernando Saburido, mencionou o Evangelho de João e lembrou que o desafio é fazer com que o tema do Congresso não fique restrito na formulação simpática, mas se traduza realmente  em solidariedade e ajude a retomar a Eucaristia como fonte e estímulo à verdadeira partilha do pão, como a chamava o livro dos Atos dos Apóstolos. O metropolita salientou ainda a especial relação de carinho que dom Helder Camara possuía pela Eucaristia: “Ele nunca aceitou separar Eucaristia da preocupação com a justiça social”, acrescentou dom Fernando.  


Frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa
 de beatificação de dom Helder Camara,
 anunciou que no dia 16/12 será o encerramento
 da sessão da fase diocesana do processo
Encerrada a Missa solene, o frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa de beatificação do Servo de Deus dom Helder Camara – arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985 – fez o anúncio sobre o encerramento do processo no Tribunal Eclesiástico (escuta das testemunhas). Frei Jociel adiantou que no próximo dia 16/12 (9h) acontecerá na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife o encerramento da sessão do processo de beatificação de dom Helder (encerramento da chamada “fase diocesana” do processo), com a cerimônia de lacre das documentações a serem posteriormente remetidas à Roma, para a Congregação da Causa dos Santos. O frade informou que foram reunidos mais de cem mil documentos comprobatórios para a etapa diocesana do processo, além de citar a existência de um milagre pós-morte, atribuído à intervenção do candidato a santo, o Servo de Deus dom Helder Camara. 

Irmã Paula Souza, da Congregação das Pias Discípulas,
apresentou a criação da logomarca do XVIII CEN

Prosseguindo com a solenidade, a assembleia acompanhou a apresentação de um vídeo contextualizando a grandiosidade e importância do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Dois telões ao lado do altar exibiram a logomarca do evento, explicada por sua criadora, a irmã Paula Souza, da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre. Em seguida, o hino desenvolvido com letra e música pelo padre Josenildo Nunes, da diocese de Afogados da Ingazeira, foi apresentado. A orquestra sob a regência do maestro Gilson Celerino executou o hino do Congresso, que encantou a todos com sua melodia em forma de marcha rancho, um tipo de marcha carnavalesca mais lenta. O povo de Deus acompanhou cantando, fazendo ecoar mais forte o louvor a Santa Eucaristia. 


O Monsenhor José Albérico apresentou
 a Oração oficial do Congresso

O secretário-geral do CEN, monsenhor José Albérico, apresentou a oração oficial do Congresso, que foi elaborada pela comissão de Liturgia da Arquidiocese. A prece consiste em instrumento de intercessão pelo êxito do Congresso e o arcebispo dom Fernando Saburido recomendou a todas as paróquias do território arquidiocesano que rezem diariamente a oração, durante os dois anos que antecedem o evento. Na porta da igreja, os fiéis receberam um folder do XVIII Congresso Eucarístico Nacional.

O padre Josenildo Nunes, autor do Hino do XVII
 Congresso Eucarístico, apresenta sua criação


* Postado no portal da Arquidiocese de Olinda e Recife:
https://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/11/fieis-participam-do-lancamento-do-xviii-congresso-eucaristico-nacional-na-arquidiocese-de-olinda-e-recife/

Deixe uma resposta