ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE LANÇA XVIII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL DIA 12/11

Dom Fernando Saburido presidindo
a procissão de Corpus Christi em Olinda
(maio 2018)
A Arquidiocese de Olinda e Recife prepara-se com grande expectativa para um memorável acontecimento que se aproxima: o Recife sediará no ano de 2020 o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. Enfocando o tema “Pão em todas as mesas”, o Congresso ocorrerá no período de 12 a 15 de novembro de 2020. Faltam dois anos para o evento acontecer e precisamente na data de 12/11/18, às 19h, a Arquidiocese vai lançar oficialmente o Congresso Eucarístico Nacional, com uma solenidade na igreja do Coração Eucarístico de Jesus, no Espinheiro, Recife. A programação do lançamento do Congresso inclui a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido e a apresentação e o lançamento do hino, da oração e da logomarca do Congresso Eucarístico Nacional. O hino foi criado pelo padre Josenildo Nunes, da diocese de Afogados da Ingazeira e a logomarca do Congresso foi criada pelas Pias Discípulas do Divino Mestre. A oração oficial foi elaborada pela comissão de Liturgia da Arquidiocese e consiste em instrumento de intercessão pelo êxito do Congresso, a ser rezada durante os dois anos que antecedem o evento.

I

A igreja do Espinheiro foi construída como
 legado do Congresso Eucarístico de 1939,
 realizado no Recife

A igreja matriz do Espinheiro foi escolhida para acolher a celebração de lançamento da marca por tratar-se do legado, do gesto concreto, deixado pelo Congresso Eucarístico Nacional realizado no Recife em 1939. Naquela época, o atual Parque Treze de Maio, na Boa Vista, foi construído para receber bispos, sacerdotes e fiéis de todo o Brasil. O secretário geral do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, Monsenhor José Albérico Bezerra, adianta que foram agendadas solenidades na data de 12 de novembro nos anos de 2018 e 2019 para justamente reforçar na memória dos fiéis a data da realização do evento. Em 2018, acontece o lançamento oficial do Congresso Eucarístico Nacional e para 2019 está previsto o lançamento do texto-base do Congresso. Conforme detalha o secretário geral, os três dias do evento serão de intensa atividade religiosa e litúrgica: abertura do Congresso na Arena de Pernambuco, realização de Primeira Comunhão Eucarística para crianças e adolescentes de todos os colégios e paróquias (Arena PE),  celebrações eucarísticas simultâneas presididas por bispos e arcebispos em todas as paróquias, basílicas e santuários no território da Arquidiocese, Simpósios, exposição e feiras (Centro de Convenções de Pernambuco) e encerramento na Praça do Marco Zero. O Congresso Eucarístico Nacional é realizado, em geral, a cada quatro anos, sendo escolhida a sede em votação na Assembleia Geral da CNBB.


O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, que preside o  Regional Nordeste 2 da CNBB, ressalta que a preparação para o evento envolve as dioceses e arquidioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dom Fernando lembra também que o Núncio Apostólico, dom Giovani D’Aniello comparecerá ao Congresso Eucarístico Nacional e que espera a adesão de sacerdotes de todo o Brasil. Segundo dom Fernando, o Papa Francisco deve nomear um “legado pontifício”, um cardeal ou um bispo, para representar o Sumo Pontífice quando da realização do Congresso. A escolha do tema do Congresso – “Pão em todas as mesas”- foi motivada pelo contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Dom Helder Camara foi arcebispo de Olinda e
Recife por 21 anos (de 1964 até 1985)
Boas notícias – Dom Fernando informa ainda que na próxima segunda-feira (12/11/18), será celebrada a missa em ação de graças pela conclusão dos trabalhos do Tribunal Eclesiástico no processo de beatificação de dom Helder Camara, a parte da escuta das testemunhas. Na ocasião, o arcebispo metropolitano anunciará a data da sessão de encerramento do processo de beatificação de dom Helder Camara no âmbito da Arquidiocese. Com esta sessão de encerramento, é finalizada a chamada “fase diocesana” do processo de beatificação e a documentação do processo deve ser lacrada e remetida ao Vaticano, para a Congregação para as Causas dos Santos, para ter início a “fase romana” do processo. A Congregação para as Causas dos Santos analisa e estuda com cuidado especial cada candidato ao altar. Entre suas funções, está a emissão dos decretos que aprovam o martírio, as virtudes heroicas e os milagres dos Servos de Deus para serem declarados beatos ou santos.

SERVIÇO

O Que: Lançamento oficial do XVIII Congresso Eucarístico Nacional
Data: 12/11/18 
Hora: 19h
Local: Igreja do Coração Eucarístico de Jesus (matriz do Espinheiro).
Endereço: Rua Conselheiro Portela, s/n, Espinheiro, Recife
Presidente da celebração Eucarística: Dom Fernando Saburido
Fonte: Portal da Arquidiocese de Olinda e Recife : https://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/11/arquidiocese-de-olinda-e-recife-lanca-xviii-congresso-eucaristico-nacional-dia-1211/

Deixe uma resposta