JORNADA TEOLÓGICA DOM HELDER CAMARA: A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA E OS DIREITOS HUMANOS

Aconteceu nessa segunda-feira, 24 de setembro, mais uma edição da Jornada Teológica Dom Helder Camara.

Tendo como foco principal a Doutrina Social da Igreja e os Direitos Humanos, dessa vez o tema foi Refugiados e Migrantes: Compromissos de uma Igreja em Saída. O facilitador foi o Pe. Marcos Augusto Mendes, SJ, que conduziu a reflexão com muita propriedade. O Pe. Marcos foi excelente na condução e na escolha dos textos do papa Francisco sobre migrantes e refugiados.

A Jornada aconteceu a partir das 18h30, no auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A da UNICAP.


Parceria entre a Unicap/Instituto Humanitas, IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, Grupo de Leigos Igreja Nova e Comissão de Justiça e Paz, a Jornada Teológica Dom Helder Camara foi retomada em 23 de abril desse ano, com o objetivo de trazer de volta as discussões teológicas tão vibrantes e participativas que se desenrolavam nas 13 edições das Jornadas realizadas pelo Grupo Igreja Nova, a partir de 1998.
Para a conselheira do IDHeC e membro do Grupo Igreja Nova, Elizabeth Barbosa, foram marcantes os testemunhos de dois senegaleses e dois angolanos, das pessoas que os acolhem e ajudam, além do relato de uma outra pessoa que está ajudando os venezuelanos.
O Pe. Marcos exibiu um vídeo com dados preocupantes sobre as violações dos direitos humanos no mundo todo, como por exemplo a constatação de que uma em cada três mulheres será vítima de violência em algum momento de sua vida. O vídeo mostra a importância da garantia dos direitos humanos para que cada cidadão, cada cidadã, possa viver uma vida plena, digna. Educação, moradia, trabalho, alimentação, liberdade, são essenciais para que a justiça social aconteça e, dessa forma, possa haver paz.


Quando o direito à educação é negado a uma criança que chances ela terá de ter um futuro digno?

Devemos encarar a pobreza, a miséria extrema como parte natural do mundo? Ou devemos nos indignar com o sofrimento e as carências de nossos irmãos e irmãs, que passam ao nosso lado ou até mesmo que vivem do outro lado do mundo?

Qual o papel de cada um, de cada uma de nós diante desse quadro mundial de direitos negados, de pessoas sem pátria, de tantas e tantas crianças órfãs de pai, de mãe e de futuro?


Por iniciativa do Instituto Humanitas a Jornada dessa segunda-feira teve uma grande novidade: a primeira transmissão ao vivo pelo youtube, inaugurando uma nova tecnologia de transmissão. Clicando nos links abaixo você poderá assistir ao vídeo da Jornada.

A próxima edição da Jornada Teológica Dom Helder Camara acontecerá no dia 22 de outubro. Aguardem.
GALERIA DE FOTOS

Deixe uma resposta